Programa oferece qualificação

Data: 22/11/2011 | Hora: 10:57 | Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Estado


Neste primeiro momento, serão ofertadas 6.897 vagas para 85 cursos de qualificação, em 24 municípios pernambucanos. O público alvo são os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Travessia das escolas públicas estaduais. Os cursos oferecidos abordam as mais diversas qualificações, tais como auxiliar de cozinha, agente de informações turísticas, mecânico de manutenção em máquinas industriais, manutenção de motocicletas, padeiro, pedreiros de alvenaria, montagem e manutenção de computadores.

Vale ressaltar que os cursos disponíveis são para a qualificação, tendo de 160 a 300 horas/aula, o que equivale a quatro meses de curso. O Pronatec vai abrir vagas para cursos de formação técnica em 2012. A partir da próxima segunda (21) até a sexta-feira (25), os interessados devem efetuar a pré-matrícula em uma das 100 escolas estaduais, distribuídas nos municípios com cursos ofertados e em cidades circunvizinhas dispostas no edital para efetuarem a pré-matrícula. Serão selecionados os primeiros cadastros de acordo com o quantitativo de vagas de cada curso.

A matrícula final acontecerá de 28 de novembro a 02 de dezembro nas instituições que ministrarão os cursos, no caso SENAI, SENAC e IFPE. Os interessados devem levar CPF, carteira de identidade, duas fotos 3X4, comprovante de residência e documento comprobatório de que faz parte do público-alvo do Pronatec (comprovante de matrícula na rede estadual de ensino).

Os cursos e a lista de escolas onde ocorrerão a pré-matrícula, além dos documentos necessários, estão disponíveis no site www.educacao.pe.gov.br. O início das aulas está previsto para 05 de dezembro.

Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) tem por objetivos: Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica; Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional; Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.

Moreno - Na cidade duas escolas estão participando e inscrevendo para o programa: Escola Dom Jaime Câmara e Escola Artur Mendonça. Os interessados devem levar Identidade, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e de que estudou na rede pública de ensino, alvo do Pronatec.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.