Denúncia de negligência em morte de bebê no HMAM

Data: 16/01/2012 | Hora: 11:48 | Por: Leonardo Rodrigo


Um caso de negligência médica pode ter resultado na morte de uma criança de apenas um mês. O fato aconteceu na tarde do domingo (15) quando os pais do pequeno Pedro Henrique Oliveira da Silva o levaram para a urgência do Hospital e Maternidade Armindo Moura (HMAM), após ele passar mal em casa. Ao chegar na unidade a criança teria sido atendida, mas o acompanhamento dos pais durante o procedimento não teria sido permitido.

O que teria acontecido entre o inicio do atendimento até a informação de que o pequeno Pedro não teria resistido poucos minutos depois é um mistério. De acordo com a mãe, Eliane Maria da Silva, após o choque da notícia, ela teria sido orientada por um enfermeiro conhecido como Paulo para levar a criança a uma outra unidade de saúde da cidade, a Policlínica Beiró Uchôa, para dar procedimento nas documentações do óbito.

Ao chegar no Beiró, os profissionais de lá teriam ficado revoltados com o tratamento dado à mãe que carregava seu filho morto no colo e se encontrava em estado de choque. Ainda segundo Eliane, o pessoal da policlínica teria informado que todo o procedimento por conta da morte da criança teria que ser feito na própria maternidade. Eles ainda teriam informado o fato à policia e a imprensa.

E lá vai a mãe carregando o filho sem vida no caminho para o HMAM. De volta onde tudo começou, Eliane teria ficado aguardando a chegada de familiares, que estavam inconformados com o tratamento dado no caso. “Esse tratamento dado à minha irmã foi desumano. Quiseram se livrar dos dois (mãe e filho) por que concerteza algum erro aconteceu lá dentro!” exclamou Rivonete. Ela ainda acrescentou que o caso foi registrado no plantão da polícia civil da Jaboatão.

O IML chegou na maternidade por volta das nove da noite para buscar o pequeno Pedro. O espaço entre o anúncio da morte e a chegada dos legistas foi justamente o tempo que os pais procuravam uma resposta sobre o que teria acontecido. No HMAM ninguém falou sobre o assunto. O médico e o enfermeiro que teriam atendido a criança também não foram encontrados. O laudo sobre a morte de Pedro deverá sair nesta segunda (16).
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.