Conheça mais sobre o leoecia

Data: 18/10/2006 | Hora: 11:25 | Por: Leonardo Rodrigo


Pois é, de volta ao passado. Apenas para relembrar os caminhos que segui para aprender o código HTML e posteriormente a linguagem ASP. E pensar que tudo começou por causa de um trabalho de um curso que fazia na época, em 1998. Naquele tempo, o único código dinâmico que existia era o Perl, que até que tentei aprender, mas o bicho era muito complicado. Fiquei então no bom e velho código HTML, ou melhor dizendo HyperText Markup Language. Essa linguagem foi criada para simplificar a construção de textos, figuras, sons, animações e links. Essa mesclagem de recursos é chamada de hipertextos.

Porém, mesmo com toda essa união de recursos, a linguagem HTML é estática. Quer dizer que para construir uma página o código poderia ter dezenas de linhas. E quando tinha algum erro, tinha que se verificar linha por linha. Já passei muito por isso. Por causa dessa complicação, no primeiro momento, tinha elaborado uma página simples. Apenas com apresentações e pouco texto.

Imagine como seria se eu fosse criar o álbum de fotos em HTML? Teria que colocar foto por foto. Pense no trabalho? Mas os primeiros álbuns que criei na época foram daquela maneira. Além das fotos eu também dediquei um espaço no site para transmissão via satélite, uma outra paixão que tenho. Mas terminei deixando o site um pouco de lado por causa da dificuldade em atualizar os texto e da falta de interação.

Veja como era o site 1998:

Dois anos depois, começei a descobrir a liguagem ASP. Que logo no ínicio era complicado, mas me deu a opção de poder atualizar os textos e fazer um pequeno sistema de notícias. Além de incluir novos serviços como previsão do tempo, webmail e enquetes.

Veja como era o site 2000:

E foi mais ou menos assim o caminho que percorri para criar o leoecia.com e chegar até aqui oito anos depois do primeiro código HTML. Quem sabe se daqui a mais oito anos eu esteja contando uma nova estória em uma outra linguagem?

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.