Maior superlua em 68 anos pode ser observada nesta segunda

Data: 13/11/2016 | Hora: 21:09 | Por: NE10.com.br


Quem não viu a superlua do dia 16 de outubro, poderá acompanhar o satélite natural da Terra ainda mais próximo do que o habitual nesta segunda-feira (14). Os especialistas dizem que esta será a maior dos últimos 68 anos, voltando a se repetir apenas no ano de 2034. O fenômeno será visto do Grande Recife com cerca de 30% mais brilho e 14% maior do que o habitual.

A superlua também acontece no próximo dia 14 de dezembro, só que com menos intensidade, encerrando a sequência de três seguidas. A última vez que o satélite esteve tão perto foi em 1948, quando a distância foi de 356.462 km. O fenômeno não vai ocorrer às 9h31, durante o perigeu (momento em que a Lua fica mais próxima da Terra), porém está previsto para ocorrer na lua cheia às 11h54, quando ficará a 363.338 km de distância do nosso planeta.

De acordo com os cientistas, o satélite não é causado por um aumento real, mas por um aumento aparente. O que acontece é que a órbita da Terra não é circular e sim elíptica, ou seja, oval. Portanto, neste período do ano o sol está mais perto do nosso planeta, no chamado perigeu.

Junto a isso, a lua também se movimenta em torno da Terra. "O plano de inclinação que ela estará a deixará ainda mais próxima para quem observa o céu daqui, dando a impressão de que está maior", explica o doutor em astrofísica Antônio Carlos Miranda.

Olha ela iluminando tudo. #lua #moon #dronepicture #drone #longexposure #landscape #paisagem #diariodepernambuco

Uma foto publicada por Leo Rodrigo (@leorodrigo2301) em



Onde ver a superlua em Moreno?

Para escolher um lugar para ver a superlua é bom observar alguns pontos. Deve ser um espaço amplo, sem qualquer obstáculo do lado leste o mínimo de luz artificial possível. Um bom local na cidade que pode servir de observatório é o pátio externo da Igreja Matriz Imaculada Conceição, no centro. Se o tempo ajudar, será um belo espetáculo.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.