Moreno em alerta por causa das chuvas

Data: 22/04/2007 | Hora: 01:22 | Por: Leonardo Rodrigo


As fortes chuvas que caíram nas últimas horas na Região Metropolitana afetaram as áreas de morro da cidade do Moreno. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Codecimo) realizou uma vistoria e determinou a existência de dez pontos com risco de deslizamento. A situação, segundo o plano de contingência elaborado pelo órgão, é de emergência em nível dois, ou seja, há iminência de danos para habitações construídas em as áreas de encostas de morros e barreiras. O nível do rio Jaboatão também está sendo monitorado, mas por ora não oferece riscos de alagamento.

Seis áreas recebem atenção prioritária: Alto da Estrela, Poção, Xingu, Beira-Rio, Bela Vista e Maternidade. Ontem (quinta-feira) uma casa de taipa desabou, mas a família residente já havia sido deslocada para um abrigo da Prefeitura Municipal. Duas casas, uma no bairro da Bela Vista e outra no Alto da Estrela, correm risco de deslizamento. Os moradores estão sendo removidos para abrigos. A Codecimo já utilizou 60 metros de plástico para cobrir barreiras e prevê que mais 200 metros sejam utilizados nas próximas horas.

A população pode se comunicar com a Codecimo através dos seguintes números de telefone: (81) 3535.6712 / 9673.1030 / 8765.6419 / 8801.3480.

DEFESA CIVIL - O governo municipal criou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Moreno (Codecimo), que tem como tarefas o monitoramento permanente de situações de risco, a estruturação de equipes de operação para ação de emergência em casos de deslizamentos e enchentes e a definição prévia dos procedimentos de prevenção, socorro, assistência médica e social.

A Coordenadoria conta com a ação integrada de seis secretarias municipais: Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Trabalho e Desenvolvimento Social; Serviços Públicos; Infra-Estrutura; Educação e Saúde.

Além disso, também foram predeterminados três níveis de emergência. O primeiro deles considera a ocorrência de precipitação pluviométrica na cabeceira do rio Jaboatão e na área urbana do município, o que ocasionaria uma ameaça para a população ribeirinha e de áreas adjacentes. Já o segundo envolve as áreas de encostas de morros e barreiras que apresentam riscos de deslizamentos. Por sua vez, o terceiro é considerado o nível de alerta máximo por aglutinar os dois anteriores.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.