Internet será a grande vedete das eleições 2008

Data: 28/07/2008 | Hora: 00:16 | Por: Leonardo Rodrigo


Presente na vida dos brasileiros desde meados dos anos 90, a internet promete ser a vedete das próximas eleições do dia 5 de outubro. Em Moreno não será diferente, já que é grande a quantidade de pessoas daqui que acessam a rede mundial de computadores. Estima-se que, aproximadamente 500 residências já contem com acesso banda larga dos provedores da cidade. Isso ainda sem contar com as Lans Houses e o acesso discado (por telefone). O número de pessoas conectadas pode chegar a 15% da população, aproximadamente 10 mil pessoas.

Para se ver o tamanho da importância dessa nova ferramenta basta observar a movimentação nos fóruns e listas de discussões que existem sobre o tema. As maiores comunidades de Moreno no Orkut já dedicam boa parte de seus tópicos para assuntos eleitorais. Lá, os participantes abordam assuntos relacionados ao pleito de outubro com críticas, elogios e denúncias. Várias denúncias. E é aí que o bicho pega. Na verdade esse é o lado obscuro da internet. Pessoas estão utilizando o anonimato, criando perfis falsos (fakes), e, fazendo acusações sobre alguns candidatos.

Um dos mais lembrados nessas discussões é o candidato do PT, Alfredo Costa. Desde que foi anunciada sua candidatura ele é acusado de ser um possível laranja. As denúncias são baseadas no fato de ter alguns integrantes de seu partido na administração municipal do prefeito e candidato a reeleição Edvard Bernardo. Segundo Alfredo, alguns desses integrantes já foram expulsos do PT, enquanto que outros estão em fase de expulsão. Ele ainda rebate que sua candidatura não é laranja, e sim, uma aspiração popular de renovação. O prefeito Edvard também não escapa desses tipos de denúncias. Constantemente ele é personagem de enquetes criadas pelos participantes de uma dessas comunidades. Até aí tudo bem. Mas algumas delas foram criadas de forma tendenciosa. Por exemplo, as respostas disponibilizadas tendem a negativar a imagem da pessoa. Tipo: O que você acha do sol? Regular; Ruim ou Péssimo? Não estão disponíveis as respostas Ótimo e Bom, o que leva a pesquisa a um resultado negativo. Já Vavá Rufino pouco é citado nessas comunidades.

Até o momento não existe uma regulamentação especifica para o uso da internet durante o período eleitoral. Mais isso não significa que estamos numa terra de ninguém. Desde 2000 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera a grande rede como um meio de comunicação tipo Rádio e TV, e por isso, é submetida às mesmas regras do setor. Mas tais regras não deixam claro que tópicos no Orkut, ou mesmo e-mails e vídeo no You Tube possam ser considerados divulgação pessoal. Mas de acordo com o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, em entrevista ao portal G1 da Globo, Nós temos figuras nas lei de inelegibilidade que é o caso do abuso nos meios de comunicação. São figuras que terão que ser apreciadas caso a caso.

Sendo assim, os cartórios eleitorais de cada cidade já estão de prontidão para coibir qualquer tipo de abuso. Seja ela no mundo real ou virtual. Em Moreno esse esquema especial já funciona desde o final de mês de junho, e qualquer pessoa poderá fazer sua denuncia, desde que devidamente comprovado, na sede do cartório, situado na Praça da Bandeira, centro.

O ideal mesmo, seria que a internet fosse utilizada como mais um meio de formação de opinião responsável. Sem o artifício do anonimato para denegrir a imagem de alguém. Tinha que ser um espaço para se debater os problemas da cidade e soluções. Será que ainda tem tempo para isso até outubro? Acredito que sim, só vai depender da responsabilidade social de cada um.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.