Fatos lamentáveis mancham campanha na cidade

Data: 31/08/2008 | Hora: 12:17 | Por: Leonardo Rodrigo


Tudo seguia na maior tranquilidade na campanha eleitoral de Moreno. Aconteciam aquelas coisas de sempre: caminhadas, passeatas, comícios e afins. A última sexta-feira (29/08) mostrou que até a eleição o caminho não será de flores, mas de espinhos também.

Primeira ocorrência daquele dia foi a distribuição, durante a madrugada, de panfletos apócrifos, com graves acusações de suposta condenação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) da atual presidente da Câmara e candidata a vice prefeita, Jane Mendonça. O texto trazia o que afirmava ser parte do relatório da auditoria do TCE. Os trechos publicados falam de contratação irregular de pessoal, despesas sem a prestação de contas e desvios de verba apontados no relatório. Mais três vereadores, da mesma coligação da candidata, também foram apontados como participantes de tal esquema.

O panfleto não cita fontes e nem o número do processo de tal auditoria. No site do Tribunal (www.tce.pe.gov.br) é possivel realizar buscas de processos, mas não encontramos tal relatório. Em nota, Jane afirmou que tal ação é demonstração de desespero por parte dos adversários. Que queriam apenas manchar sua reputação, denegrir sua família e atingir colegas vereadores.

Com a estória do panfleto, os ânimos por parte dos militantes de Vavá Rufino (PSDB) e Edvard Bernardo (PMDB) ficaram acirrados. Naquela noite, um fórum tinha sido marcado no plenário da Câmara Municipal para falar sobre reforma urbana, e contou com a presença dos três candidatos a prefeito, além, é claro, de suas respectivas militâncias. Cada uma mostrou sua força no momento que seu candidato falava, sem nenhum incidente. Apenas alguns exaltados que falavam besteira, mas não passou manifestações isoladas.

No final do fórum, já do lado de fora da Câmara, era grande a concentração de militantes do PMDB, no momento quando passou aproximadamente 30 motos com bandeiras do PSDB no meio do público. Foi aquele xingamento mútuo. Era possível ouvir palavras de baixo calão de ambas as partes. E vários gestos obcenos.

As provocações continuaram principalmente com a chegada da caminhada promovida pela coligação do PSDB no centro da cidade. A confusão foi tamanha, que chegaram a acionar a justiça eleitoral solicitando reforço policial, o que terminou não acontecendo.

Até o dia 5 de outubro muita coisa deve rolar. Mas o bom mesmo seria se fatos lamentáveis como esses não ocorressem novamente. Assim, quem perde são os candidatos, as pessoas e a cidade.


Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

joão
04/09/2008 às 12:24
ah sim!!! e já vi alguns comissios de edvard, neles vi algumas propostas, já nos de vavá vi mta critica (sem soluções) claro que nos comissios o 15 fala de vava mais se defendendo pq eles só sabem agredir, isso sim é nojeira politica
Lorena
04/09/2008 às 14:31
Bem lembrado, o marido de Jane é Diretor da EMTU e nunca tentou ajudar Moreno, porque?Jane nunca teve interesse pela cidade,tem carro(Pagero),quando perderem as eleições vcs veram se ela permanecerá na cidade.a maternidade já é esquecida com ela aqui,é 15
Carla
04/09/2008 às 15:41
1) Fui a caminhada de Vavá, porque livre vontade, percebi um certo desespero da oposição, desde o início da caminhada. 2) Vocês escrevem muito errado, ao invés de estarem discutindo "política", deveriam estar estudando a gramática e lendo dicionário. Aff
Carla
04/09/2008 às 15:45
O pessoal está muito desesperado, até entendo que muita gente tem cargo comissionado ou algum familiar que dependa dessa renda, mais não precisa desse ataque todo a oposição, porque o povão quem vai decidir, e a coisa não anda favorável pra nenhum lado.
Carla
04/09/2008 às 15:47
O que é que o marido de jane tem haver com essas histórias, muita apelação, aliás ele nem é da EMTU!
Bruno
04/09/2008 às 15:56
Carla,vc ñ sabe nem o que diz,é claro que na caminha de Vavá tinham pessoas que foram por livre vontade,mas teve muita gente que foi paga para ir,isso já é fato.é se vc ñ sabe ele faz parte sim da EMTU como Diretor,até na TV ele já deu entrevista.Vc acha
Bruno
04/09/2008 às 16:01
realmente que Edvard está desesperado com tudo que fez pela cidade.Aperiados estão seus opositores por saberem que ele fez um bom trabalho e que a população está vendo isso.por isso só sabem criticar,pois tiveram suas chances e nada fizeram.É 15 de novo.
Carla
04/09/2008 às 16:42
Não falei que não tinham pessoas pagas para estarem na caminhada, possivelmente que sim, já que os candidatos recebem verbas dos partidos para fazerem campanha, e isso inclui pagamento de pessoal! Releia o que escrevi, eu disse q EU fui por livre vontade!
Carla
04/09/2008 às 16:45
Bruno, sei que é uma besteira, mas precisamos evitar repassar informações infundadas, por menos que elas representem. O marido de Jane Mendonça não é da EMTU. Procure se informar melhor.
Carla
04/09/2008 às 16:48
Mais uma vez não sei se é 15 de novo, isso quem vai decidir é o povo! De novo: a coisa não tá boa pra nenhum lado, e todo mundo sabe disso. Mas se todos que votaram em Edvard manterem seus votos, ele ganha, resta saber se isso vai acontecer!
15
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
93939
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.