Judô: morenenses brilham em campeonato nacional

Data: 25/11/2008 | Hora: 16:57 | Por: Leonardo Rodrigo


Três jovens judocas morenenses representaram muito bem o nosso município no último final de semana, quando aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô 2008. Elas fizeram parte de um grupo de 62 atletas pernambucanos que participaram da competição, que começou no dia 21 e teve duração de três dias. Kauane, Hortência e Janieska são da Academia Fernando Matos, e participaram de uma seletiva no estado para poder participar do Campeonato.

O Campeonato, organizado pela Liga Nacional de Judô, teve disputas de diversas categorias, como: Infanto-Juvenil, Pré-Juvenil, Juvenil, Júnior, Sênior e Máster. A competição foi uma pré seletiva para o sul-americano que acontece em 2009, no Paraná. A judoca Kauane Nardeli, campeã no pré-juvenil, esteve na Divulgadora Moreno na manhã desta terça-feira falando sobre a competição. A primeira disputa da atleta aconteceu na manhã do sábado, 22, e durou apenas cinco segundos, quando Kauane aplicou um Ipon em sua adversária. O mesmo golpe foi aplicado na oponente da luta seguinte, que aconteceu horas depois, só que levou um pouco mais de tempo. 25 segundos. Levando Kauane a final do campeonato.

No domingo, mais um Ipon deu a Kauane seu 24º título de campeã em torneios. Com apenas cinco anos de prática do esporte, a judoca já demonstra uma bagagem impressionante, até o momento foram 27 títulos disputados, de onde apenas em três ficou com a prata. Essa bagagem deve aumentar em 2009 com novas competições programadas. Como o Open e o Norte/Nordeste de Judô. Além, é claro, do sul-americano.

Só que tanto para Kauane, como para Hortência, Janieska e outros atletas, o principal adversário é a falta de apoio e patrocínio. Muitos deles depende do, como chamam, paitrocínio para disputar torneios como esse que aconteceu em Brasília. Não existem uma politica de incentivo ao esporte por parte do poder público, e na iniciativa privada esportes como o judô não são vistos como investimento com retorno garantido. No caso do Kauane, além do apoio da família, ela teve a sorte de encontrar na Lan House Snake, Recriar e na Clinica Sta. Teresinha pessoas que acreditaram na sua capacidade.

Vamos torcer para que sejam revistos alguns conceitos sobre o investimentos em esportes que não seja o futebol. Que assim como temos essas estrelas do judô, podemos ter vários outros destaques em diversos esportes. O que falta é apoio.

Parabêns meninas.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.