Franceses beneficiam crianças surdas morenenses

Data: 02/03/2009 | Hora: 12:36 | Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


Nesta terça, dia 3 de março, 20 crianças surdas de Moreno vão receber gratuitamente aparelhos auditivos de uma missão humanitária francesa. A visita da Association Pour L’Aide aux Enfants Sourds du Monde (Associação para Ajuda das Crianças Surdas do Mundo) acontece no Casarão Catende, às 10h. Chefiada pela áudio-protética francesa Christine Dagain, condecorada recentemente com a medalha da Legião de Honra pelo presidente francês Nicolas Sarkozy, a missão irá distribuir 50 aparelhos auditivos em quatro cidades pernambucanas: Moreno, Surubim, Gravatá e Itapissuma.

Na visita a Moreno, além de doar 20 aparelhos, a missão fará a manutenção nos aparelhos distribuídos em 2008 a outras 20 crianças da cidade. Deivson Santos, de 8 anos, será um dos beneficiados. Apesar de ter sua surdez detectada já aos 3 anos de idade, é uma criança muito agitada, que gosta de brincar e fazer amigos na escola Assembléia de Deus, que freqüenta em Moreno. “Ele já é um menino muito inteligente e com o aparelho vai se desenvolver ainda mais. Infelizmente não tínhamos condições de comprar um aparelho tão caro”, conta a dona de casa Maria Cícera dos Santos, tia do garoto.

É a 11ª vez que a associação visita o Brasil. A proposta é colaborar para que crianças surdas de baixa renda tenham condições de melhorar sua sociabilização, através de aparelhos auditivos. Os recursos para a compra dos dispositivos, que custam em média R$ 2.500 cada unidade, são arrecadados na França, através da realização de feiras de venda de doces, concertos musicais e conferências. A associação já beneficiou 613 crianças no Nordeste do Brasil.

As prefeituras das cidades contempladas arcam, como contrapartida, com os exames prévios para a adaptação dos aparelhos e com o acompanhamento posterior ao uso do equipamento.

Sobre a condecoração recebida do presidente francês, Christine Dagain afirma: “Estou feliz porque não apenas minha pessoa foi honrada, mas todo um trabalho realizado por mais de dez anos, em favor de crianças, através da benevolência de pessoas que nos ajudam na França e no Brasil. Essa distinção foi um encorajamento para fazermos ainda mais e um modo de tornar mais conhecida nossa associação. Isso nos deu um novo ímpeto”.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.