Hospital inaugura nova UTI em Jaboatão

Data: 04/05/2009 | Hora: 16:26 | Por: Leonardo Rodrigo


Em uma rápida cerimônia de inauguração, a diretoria do Hospital Memorial de Jaboatão (HMJ) apresentou aos convidados os leitos da nova UTI que será disponibilizada a população. A partir de agora o HMJ passa a contar com 20 leitos, já que a outra metade já tinha sido inaugurada ano passado. Desde que passou a ser administrado pelo Instituto Alcides D′Andrade Lima em abril de 2007, o hospital vem passando por melhorias em sua estrutura, reformando áreas e capacitando seu pessoal. Ainda este ano a emergência, enfermarias e lavanderia passarão por reforma.

Durante a solenidade, que contou com a presença de médicos e políticos, Dr. José Leôncio, presidente do Instituto, falou sobre a importância da parceria com o governo do estado. “Com o incremento na parceria com o governo estadual, através da secretaria de saúde, estamos disponibilizando mais dez leitos de UTI e uma sala cirúrgica, ajudando assim a desafogar as grandes emergências dos hospitais públicos”,explicou o médico. Dr. Leôncio ainda fez um breve histórico sobre o HMJ: “Há dois anos e 43 dias, fomos notificados pelo Ministério Público, através de um Termo de Ajuste de Conduta, que deveríamos assumir o Hospital Geral de Jaboatão que estava fechando suas portas. Em sete dias abrimos um novo hospital. O Memorial Jaboatão, que hoje os senhores estão visitando.”

A reforma e aquisição dos equipamentos só foi possível graças a mobilização do governo estadual, municipal e o apoio da Faculdade Mauricio de Nassau. Segundo Paulo Magnus, superintendente institucional do hospital, esse apoio é de grande importância para a instituição, já que apenas com a tabela do SUS não é possível se cobrir os custos do atendimento a população. Os deputados federais Mauricio Rands e Fernando Ferro, ambos do PT e Paulo Rubem (PDT) também tem contribuido para o funcionamento do HMJ. “As emendas parlamentares tem sido muito importante para continuarmos as atividades do hospital, a compra de equipamentos e medicamentos, além dos insumos.”, completou Paulo Magnus.

O deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PTB), que também é médico, estava presente na solenidade e ficou impressionado com os novos leitos. “Agora a população de Jaboatão terá um atendimento médico de qualidade, sem precisar se deslocar para o Recife”, afirmou o parlamentar. Em 2008, o Memorial Jaboatão contabilizou 122 mil atendimentos, sendo que aproximadamente 90% eram usuários do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que esse número cresça vertiginosamente esse ano.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.