Nova reunião discutiu sobre incinerador

Data: 04/08/2009 | Hora: 16:57 | Por: Leonardo Rodrigo


A reunião extraordinária na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 04/08, tratou mais uma vez do assunto mais polemico da cidade. A instalação do incinerador de lixo hospitalar na cidade. Só que dessa vez o debate foi organizado pelo Parlamento Metropolitano de Vereadores. Uma espécie de associação de vereadores das 14 cidades que compõem a Região Metropolitana do Recife.

Além dos parlamentares, estavam presentes os representantes do Grupo Atento, empresa responsável pelo projeto, da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e da prefeitura do Moreno. João Carlos Marques da Atento foi o primeiro a falar, e dedicou seu tempo para explicar um pouco do projeto. Utilizando um telão, João Carlos mostrou todos os procedimentos da coleta, incineração e armazenamento dos resíduos hospitalares. Segundo ele, é um equipamento seguro, moderno e aprovado pelos órgãos competentes.

João Carlos ainda afirmou que o empreendimento não trará riscos a população. “Desde a coleta, o lixo é colocado em bombonas que só serão abertas no primeiro processo da incineração, que é a secagem. Depois de todo o procedimento, as cinzas serão colocadas em uma espécie de contêiner e armazenadas em um aterro licenciado. Em nenhum momento haverá contato humano ou com o ambiente.” Afirmou o representante da Atento.

Logo depois, alguns vereadores foram a tribuna se posicionar sobre o projeto. Sem muitas novidades em seus argumentos, muitos demonstraram preocupação não no antes ou no durante, mas sim no depois do funcionamento do incinerador. Foi assim que o Professor Joaquim levantou três questões. Uma delas era: Quem será o responsável pela fiscalização do empreendimento? Seguindo a linha de raciocínio, Fábio Barros, que é vereador de Paulista, foi mais além e muito aplaudido por isso. Ele chamou a responsabilidade dos governantes que não criavam uma política pública para a questão do lixo.

A reunião se alongou por quase quatro horas. E uma nova deverá ser marcada nos próximos dias, já que a Atento que terminar de demonstrar todo o seu projeto e provar o trabalho é realmente seguro. Vamos aguardar então.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.