PMM e universitários fecham acordo

Data: 21/10/2010 | Hora: 10:30 | Por: Contexto de Notícias


Na manhã desta quarta-feira (20), cerca de trinta universitários do Moreno protestaram, em frente à Prefeitura do Município, contra a paralisação dos dois ônibus que fazem o transporte dos estudantes para as universidades públicas e privadas do Recife.

Uma comissão composta por oito universitários de instituições públicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – e privadas, como a Maurício de Nassau, foi recebida pelos secretários de Finanças, José Albuquerque, de Administração, Frederico Cardoso, e de Educação, Ericson Barros, no local. Ao final da reunião, foi firmado um acordo entre a prefeitura e os estudantes de que o pagamento será efetivado e os ônibus funcionarão normalmente.

“O transporte universitário não sofrerá paralisação. Negociamos novo cronograma de pagamento com os proprietários dos ônibus, obtendo deles o compromisso com a manutenção normal do trabalho”, afirmou Ericson Barros.

Lídia Vasconcelos, Presidente da Comissão dos Prestadores de Serviço de transporte dos universitários disse que a prefeitura não cumpre o acordo de pagar metade das despesas do transporte há dois meses. Os outros 50% ficam por conta dos universitários.

Márcio Lamoia, estudante da Maurício de Nassau, ressalta a insegurança na superlotação do ônibus, que em alguns dias conduz aproximadamente 70 universitários. “Estamos reivindicando o ressarcimento da dívida, mas precisamos de um ônibus maior, ou do acréscimo de outro veículo para atender a todos que necessitam deste transporte”, informa.

Fábio Pereira, estudante da UFRPE, ressaltou que o proprietário do ônibus decidiu não transportá-los às sextas-feiras, como forma de protesto pelos quatro meses de atraso no pagamento, e falou das dificuldades na volta para casa. “Esse transporte é de suma importância para nós, principalmente na volta. Às sextas, pegamos o último ônibus para Moreno, que sai da estação de metrô de Jaboatão às 23h20. Chegamos em casa quase de meia-noite", enfatiza.

A Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura do Moreno informa que as dificuldades para pagamento normal de prestadores de serviço como os operadores do transporte universitário resultam das recorrentes quedas em repasses constitucionais, que afetaram consideravelmente a capacidade financeira para honrar compromissos. Segundo a prefeitura, o transporte universitário é pago com recursos próprios e não por meio dos repasses constitucionais.

Este foi o segundo dia de protesto dos universitários em frente à Prefeitura do Moreno.

Por Itthallyne Marques
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.