Paulo Freire é tema de exposição

Data: 18/02/2006 | Hora: 17:03 | Por: Assessoria de Impresa da Prefeitura


Moreno será um dos 800 municípios brasileiros a receber a exposição itinerante do Projeto Memória, que na atual edição homenageia o educador Paulo Freire. Nesta segunda-feira, 20, será realizada, às 19h, no Casarão Engenho Catende, a cerimônia de abertura da exposição, que contará com uma palestra do presidente em exercício do Instituto Paulo Freire, Alcides Restelli de Azevedo. Até o dia 24, diariamente das 9h às 20h, o público poderá ir ao local para ver gratuitamente, entre outras coisas, banners com a história do educador e o vídeo-documentário Educar Para Transformar, também sobre a vida e obra do pedagogo pernambucano.

Iniciado em 1997, por iniciativa da Fundação Banco do Brasil, o Projeto Memória se propõe a valorizar a cultura e a história do nosso país, homenageando a cada ano grandes personalidades brasileiras. Já foram reverenciadas figuras como Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, entre outros. Desde 2004, a iniciativa conta com o apoio da Petrobrás. A atual edição recebe também a parceria do Instituto Paulo Freire.

O Projeto Memória, agora em sua 11ª edição, homenageia Paulo Freire pelo legado mundialmente reconhecido de sua pedagogia libertadora. Tido como um dos maiores pedagogos de todos os tempos, Freire produziu uma obra que rompeu as fronteiras do campo educacional. Como pensador, ele criou uma autêntica teoria do conhecimento, situando a educação como um dos principais pilares para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.