Moreno ganha atendimento do Samu

Data: 23/02/2006 | Hora: 09:21 | Por: Assessoria de Impresa da Prefeitura


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será expandindo em Pernambuco e passará a ser oferecido nos municípios da Região Metropolitana do Recife, dentre os quais se inclui Moreno.

A solenidade de lançamento do Samu Metropolitano acontece às 10h desta quinta-feira (23), na sede da Gerência Regional de Saúde (Geres) no Recife. Marcarão presença os representantes das cidades que serão contempladas pela nova etapa do projeto. O prefeito de Moreno, Edvard Bernardo, e a secretária de Saúde, Rufina Abigail participam da solenidade

O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O objetivo é reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Para acionar o serviço, a população precisa telefonar gratuitamente para o número 192.

Moreno contará com uma ambulância equipada para prestar socorro exclusivamente pelo Samu. O veículo será abrigado pela Unidade de Saúde Beiró Uchoa e estará em contato permanente por rádio com a unidade central do serviço, instalada no Recife. A unidade móvel será operada por motorista e enfermeiro capacitados para prestar atendimentos de urgência. O serviço deverá iniciar seu funcionamento em Moreno em meados de março.

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.