Habitação: verdade nua e crua

Data: 18/02/2011 | Hora: 11:24 | Por: Leonardo Rodrigo


Vez em quando o problema vem à tona. A questão habitacional em Moreno foi lembrada nos últimos dias com a ocupação de um terreno no Bairro das Pedreiras, de propriedade do Cotonifício Moreno. No último dia 4, a empresa conseguiu na justiça a retirada do pessoal do local, que aconteceu de forma pacífica.

O déficit habitacional na cidade é grande, mas não há números exatos sobre ele. Isso levanta a questão: esse problema foi levado a sério nos últimos anos por nossos governantes? A Prefeitura Municipal (PMM) decretou várias desapropriações nas últimas quatro décadas, entre elas existe a compra de 207 hectares de terras do Banco do Brasil em abril de 2000, mas o que foi feito com toda essa área?

A desapropriação em si não quer dizer que a questão habitacional será resolvida. Mas pelo menos é o primeiro passo. Além disso, existe o projeto e planejamento urbanístico para a área. Sem isso, o que vemos é uma ocupação desorganizada e com infraestrutura precária. Tomamos como exemplos comunidades no Tamboatá, Galinha Dágua e em Fátima.

Alunas do curso de administração da Faculdade Osman Lins (Facol), em Vitória de Santo Antão, conheceram de perto a realidade dessas comunidades. Por dois dias, elas percorram esses locais para fazer vídeo e fotos sobre os problemas habitacionais em Moreno. O resultado foi apresentado na faculdade e muitos ficaram chocados com as condições em que as pessoas vivem.

“Não há água, a energia é precária, o esgoto corre a céu aberto e só ouvimos promessas dos políticos que essa realidade vai mudar” afirma um entrevistado que demonstra conformismo no vídeo. Uma jovem, que dá seu depoimento dentro de seu barraco, mostra sua preocupação com o futuro e saúde de seu filho pequeno.

Veja o vídeo abaixo:



Enquanto isso, o pessoal que ocupou a área nas Pedreiras foi cadastrado pela Sedema, com a promessa de serem incluídos em um programa da prefeitura de casas populares. É esperar para ver. E torcer para que a realidade desses seja diferente daqueles visto no vídeo.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Paulo
18/02/2011 às 12:54
Em Moreno sempre se apontou culpado para os problemas da cidade. Mas nunca se mostrou soluções. Enquanto nossos politicos olharem para o povo apenas como eleitores a cidade nunca irá crescer de verdade.
fatíma
19/02/2011 às 00:19
Não entendo como é que uma pessoa fala que a terra é do contonificio, na verdade nunca foi,o contonificio apenas comprou a área para a fábrica e na época os holandeses cederam o resto das terras para plantação de eucaliptos que era a materia prima.
Leo
19/02/2011 às 01:47
Fátima,
não entendi sua colocação. Na época, O Société comprou área para instalação da fábrica e plantação de eucaliptos, que alimentava caldeiras e outros fins. Mais um detalhe, os holandeses nada tiveram a ver com a história, mas sim ingleses e belgas.
Antonio
19/02/2011 às 12:53
O cotonificio moreno ganha as terras que realmente e do povo no "grito",pois se tem bom conhecimento com a justiça e consegui arrumar documentação nunca exintentes de verdade.
No caso do bairro das Pedreiras e a mesma coisa já que tiveram tempo para....
Antonio
19/02/2011 às 12:57
conseguir documentos e assinatura de uma juiza de direito ficam por cima da população.
Espero que a justiça seja feita de verdade,pois o cotonificio não paga seus impostos e ainda fica com as terras.
PODER PÚBLICO,TA NA HORA DE AJUDAR QUEM MERECE.
Alberto Gomes
19/02/2011 às 13:16
Concordo com você Antonio,mas infelizmente nossos VEREADORES não fazem nada para ajudar nossa população.No caso das Pedreiras só o vereador Romero que está ajudando.O vereador Ubirajara Paz saiu de fininho e deixou pra lá,por qual motivo?Política e .....
Alberto Gomes
19/02/2011 às 13:22
...dinheiro compram essas pessoas.Ubirajara tem um conhecimento grande sobre essas terras já que foi secretario "SEDEMA"por muitos anos.Os de mais vereadores tambem ficam em cima do muro,vamos ajudar,MARCELO BRUNO,PEDRO DO SINDICATO,ADILSON e os outros...
Kátia Santos
19/02/2011 às 13:52
Meu Deus, será que isso nunca vai mudar? Ficam sempre nas trocas de acusações e a população é quem sofre. Cresci sempre ouvindo que nada acontecia em Moreno por conta do contonificio. Mas será que é verdade mesmo? Já venho com essa dúvida há muito tempo.
Kátia Santos
19/02/2011 às 13:58
Não que eu seja a favor de um ou de outro, mas se Antonio e Alberto realmente tiverem provas daquilo que disseram aqui, a situação pode mudar. Então meninos vamos lá mostrem algo. Se isso for verdade quero que ela apareça.
Manoel Santos
19/02/2011 às 19:36
Parabens para o Leoecia, não existe nada melhor do que o depoimento da população através de vídeo, informando a verdade nua e crua sobre o descaso total desses políticos que visando ganhar as eleições prometem de tudo, porém depois de eleitos, deixam....
1
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
1e549
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.