Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Pedro
22/04/2011 às 00:21
FATOS: O Monsenhor expulsa gente da fila da comunhão sem estar em pecado público;maltrata os funcionários com palavras e atraso de salário;instalou a decadência nas comunidades;é mau administrador das finanças;e reduziu "trabalhos sociais" a ACECIMO
Severino França
22/04/2011 às 10:01
Vejam o que está no blog do torcedor:
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/

Em vez de representar a Igreja ele representa o Náutico. Será que ele ganha alguma coisa, fazendo propaganda????
Moreno
22/04/2011 às 10:44
Moreno, uma cidade que sofre e pede ajuda, se comparar-mos as cidades vizinhas verificamos o quanto estamos atrasados faltam comércio, lazer, esporte, educação e etc. quem poderiam mudar esses cenários aumentam a certeza de um futuro pior...
ubiracira lima
23/04/2011 às 08:16
Jesus presente na eucaristia nos convida a amar o próximo como a nós mesmo, a cuidar dos pequeninos, mas carentes; a promover ações voltadas à eles, nós fazemos isso com o Monsenhor Mauricio.Precisamos amar +
Robson
23/04/2011 às 12:45
Minha gente,esquecermos que somos seres sociais e aptidao esportiva faz parte de qualquer cultura.Qual o crime em torcer por algum time(infelizmente nao é o SPORT).Qual pecado?Fudamentalistas: Onde está na biblia que nao pode?Por aqui tudo é biblia
.....
25/04/2011 às 08:02
ROBSON, VC TEM COMO PROVAR Q DOM HELDER BEBEU CERVEJA? ESTAMO FALANDO DE PESSOAS EM VIDA Q POSSAM SE DEFENDER NAO DE MORTOS.
ROBSON
26/04/2011 às 00:36
.... vC JA LEU O LIVRO SANTO REBELDE OU ASSISTA DEPOIS AGENTE DIALOGA ....OK OU MELHOR PROCURE CONHECER A VIDA DO DOM POR QUEM VIVEU E CONVIVEU: SUA SECRETÁRIA ZEZITA.
ROBSON
26/04/2011 às 00:39
Aqui nao quero denegrir a imagem desse grande homem,porém dizer que grandes personalidades religiosa nao pecaram ou foram vitimas de denuncia pela net por que tomaram cerveja...
ROBSON
26/04/2011 às 10:48
.... Vc é a pessoa menos indicada pra acusar e alguem se defender.O anonimato nao lhe identifica.Vc fala de defesa e ´so vive acusando sem identificar.Vc sabe o queé lógica...Vc tecla e nao sente o peso dos seus dedos.Tc sem imaginar.Tecle,mas pense.
.....
26/04/2011 às 14:20
ROBSON, QUEM É ESSA ZEZITA? ELA MORA AQUI EM MORENO?
11
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
854ki
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.