Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Danilo
28/04/2011 às 22:41
Ao invés do povo Morenense apoiar um Padre justo,autentico de boa indole faz ao contrário. Agradeçam a Deus por vcs terem uma pessoa boa em moreno, coisa feia é o que estão fazendo, cuidem da vida de vcs e antes de atirarem a 1ª pedra olhem seus erros.
Mel
28/04/2011 às 22:57
Parabéns Pe. Mauricio por mais uma etapa em sua vida,que Deus possa iluninar,orientar e guiar seus caminhos para que sempre consigas passar por certas provações.Muita força e que a obstinação permeie seus caminhos e a luz divina conduza seus passos.
Zetta
28/04/2011 às 23:10
Parabéns Pe. Mauricio que seus caminhos permaneçam sempre
iluminados,para que você possa
continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de
trilhar com você,
um trechinho desta longa jornada! Moreno está de parabéns por ter uma pessoa inte
Anne
28/04/2011 às 23:25
Pe. Mauricio é um homem exemplar,justo,integro,boa indole e Moreno deveria se orgulhar por receber uma pessoa ilustre desse porte, ao invés disso faz ao contrario,pois atirem a primeira pedra quem nunca errou na vida. Que Deus der muita força a ele.
Marinho
29/04/2011 às 13:00
O que falaram é tanto verdade que ele já começou as reformas. Reunião com os jovens, restauração de capelas (N. S. de Fátima e outras), Conversar mais com as pessoas. O que ele deveria fazer e não fazia até então. O que é que uma denuncia faz em????
Marinho
29/04/2011 às 13:02
Pessoas que tem dinheiro como empresários não viajam para a Europa todo ano, pois é caro. Porque o Padre viaja todo ano pra lá???
Daniel
29/04/2011 às 13:17
Por favor, será que é possível gastar R$30.000,00 em banheiros? Foi isso que aconteceu em nossa paróquia, nos banheiros do salão da Igreja.
Edjane Farias
29/04/2011 às 13:59
O grande problema do povo de Moreno que ao invés de ajudar só critica o Padre e quem tiver mais em questão , trabalhe mais em função do próximo viva mais , se preocupem menos com a vida dos outros .
Edjane Farias
29/04/2011 às 14:04
Outra coisa , você .... fica no anonimato , não tem coragem de se apresentar se apresente e fale o que pensa não fique no anonimato , pra sua informação não estou em Moreno , mas minha mãe e a maior parte dos meus familiares moram ai.
ROBSON
29/04/2011 às 21:09
Marinho vc sabe que existem promoçoes de passagens areas...tenho um amigo que anualmente vaia Europa e nao é padre e nen empresario.O mosenhor estudou em Roma hospedagem nao paga.Alimentaçao tb.Se duvida dele vá pedir as prestaçoes de conta ele vai mostar
13
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
92j51
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.