Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Leo
14/04/2011 às 10:28
Já existe uma idéia para restringir certo tipo de comentários aqui no site. Mas por enquanto ainda tô no estudo. Enquanto isso deve prevalecer o bom senso daquele internauta que queira fazer denúncias sem provas, baseadas apenas em boatos.
POLLY
14/04/2011 às 10:29
E OS QUE FALAM SÃO OS QUE NÃO PAGAM NADA E FALAM PORQUE TEM GENTE QUE PAGA E GOSTAM DE AJUDAR AS IGREJAS QUE FAZEM PARTE.
O QUE É QUE ELES TEM HAVER COM ISSO?
ME POUPE!
POLLY
14/04/2011 às 10:33
O POVO QUE FALA DO PADRE, É PORQUE NÃO ACEITARAM QUE O OUTRO PADRE FOI EMBORA, MAIS SABEMOS MUITO QUE O PADRE ATUAL NÃO TEM NADA HAVER QUE O OURO FOI EMBORA. VAMOS SER ADULTOS E INTELIGENTES O SUFICIENTE PARA ENTENDER ISSO.
Leo
14/04/2011 às 10:35
Calma Polly, não vamos levar o assunto para o lado religioso. Como você mesmo disse, pode ser um grupo insatisfeito com alguma coisa na igreja.
Robson Soares da Silva
14/04/2011 às 11:05
Peço getilmente ao Flavio e Gisele que conheça a constituição brasileira.Qualquer um dia nós estamos sujeitos a denuncia,porém é preciso provar.Segundo que eu lhe desafio a provar alguma coisa contra a moral do padre.Ficarei muito feliz se voce aceitar.
POLLY
14/04/2011 às 11:57
ME DESCULE LEO POR ALGUMA COISA QUE EU DISSE, MAIS É QUE ME REVOLTA.
ESSES POVO QUE NÃO TEM NADA PRA FAZER FICA FALANDO DOS OUTROS E DE UMA IGREJA QUE AJUDA NOSSA CIDADE, E TEM ALGUNS QUE NÃO SABE DE NADA E FALA.
VALEU...
JULIANA
14/04/2011 às 14:07
Tá O Monsenhor tá muito preoucpado com vocês insatisfeitos. Enquanto vocês estão reclamando ele está fazendo um belissímo trabalho social, procurem se informar do empenho dele em ajudar a comunidade carente.
ELIAS AMORIM
14/04/2011 às 14:07
ESSE POVINHO GOSTA MESMO É DE UM FUXICO... SE FALA TANTO E NADA É PROVADO... Ô POVO PAREM DE FALAR DA VIDA ALHEI E VÃO PROCURAR O QUE FAZER...
....
14/04/2011 às 14:09
OI, POLLY REALMENTE VC DEVE ESTA GANHADODINHEIRO DELE PARA DEFENDER UMAPESSOA SEM PRINCIPIOS PARA FALAR A PALAVRA DEDEUS.
JULIANA
14/04/2011 às 14:10
Aproveitando a oportunidade, convidamos todos para fazer parte da Implantação da Horta Comunitária destinada as familias carentes. Seja voluntário. É nesse domingo a partir das 9:00hs na Matriz. Participe.
2
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
46xn5
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.