Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 10:10
Ana, ninguém poder ser igual a outra pessoas.A própria definição de pessoa diz o que somos.Leia em Severino Boécio . Vc é igual a sua irma(se tiver).A Igreja nao é uma ONG e as pessoas que estao a frente dela nao sao iguais, porem semelhante.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 10:17
Ana, o palco de acusadores é mais confortável,pq tinha a condição de irmos a platéia e solucionar os problemas.Desçamos o Monte Tabor, a tenda foi montada para contemplação da Teofania e nao pra morada.Assuma a condiçao da plateia vc é capaz.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 10:24
Feil revoltada,me junto a vc no processo de indgnaçao,porem no papel contrario.Fico
lamentando encontrar pessoas com esse pensamento.Vc se revolta em saber que Jesus tomou a bebida comum na sua época:vinho.Onde está escrito que padre nao pode beber cerve
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 10:29
Lc 21.34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de [embriaguez], e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.Traduçao do grego.O homem é condenado pela embriaguez e nao beber
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 12:29
A virtude segundo Aristoletes é virtus in medium( a virtude esta no meio)beber e embriaguez nao sao sinomino.Acredito que se escandalizamos por tao pouco e esquecemos que acusamos,caluniamos e isso é tao comum...faz parte do nosso curriculum vitae
Jane
19/04/2011 às 12:45
Vendo os cometários acima esquecemos do passado , muita coisa foi mudada na igreja católica em Moreno melhoras são vistas , voltemos a pelo menos 20 anos, era muito chato ir a igreja,hoje não o conceito de igreja mudou cabe a cada um ver com bons olhos.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 12:46
Será que ja pensamos em pegar uma camera e filmar a nossa bipolaridade...Só temos capacidades de mudar nos mesmo,com muito esforço.Fico pensando na facilidade de encontRar problemas alheios e dificuldade de achar soluçoes...
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 12:51
Recomendo a leitura de KARL Harnn teologo"Jesus e sua cultura",o qual relata a partir de estudos como Jesus se comportava.Esta no livros de Joao "ne tudo que Jesus fez nao caberia na Palavra".NAO sou a favor da embriagues e Jesus era assim,MAS DA VERDADE
Flávio Ribeiro
19/04/2011 às 19:05
Acho que Robson e o proprio Padre para defeder tanto erro que existe hoje na nossa igreja, sobre as cervejas no societe, eu vi para mim ele e um lider e tem que dar exemplos. Por que não oferece cerveja ao bispo e ao Papa se e tão normal. Abram os olhos.
Edjane Farias
19/04/2011 às 20:10
Eu gostaria de lembrar que as pessoas andam se esquecendo do principal Deus se cada um fizer sua parte, com certeza o mundo ficará melhor , vamos viver a fé afinal Deus é Amor .
7
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
9f9j7
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.