Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 21:03
Achismo é uma certeza sem Verdade.Vc acha ou tem certeza !Ele pecou se bebeu !O problema é com a pessoa e nao com suas atitudes...Meu,amigo vc conhece Dom Helde.Ele em uma festa bebeu cerveja e era bispo e ai...Vc só sabe agitar e nao conhece historia
Ruas
19/04/2011 às 21:03
Vergonha Pe. Mauricio e EJC Carnaval(Societe)Pessoas de Jovens EJC, Cuidado o Nome Placido, "Bebado Cerveja, Walkre e Fumar",Militante Betinho Gomes e Sergio Guerra(Comitê) Ano Passado.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 21:15
Acredito que a nossa fé está mais direcionada no anunciador do que no anunciado.Aquele nao é perene,é falho pela a sua própria condinçao humana.Amemos mais , pois o coração que ama nao terá espaço pra só encontrar defeitos.Melhoremos o mundo aparte de nós
...
19/04/2011 às 21:52
Robson, sabemos que a biblia é uma só, lêr em apocalipse capitulo 22- 12 á 15.
onde diz que quando jesus voltar fica de fora os idólatras e vc. só sabe idolatrar o padre, o único santo que existe é jesus,os outros são os que intercedem junto a ele.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 22:29
Meu ,caro,... alem de" acusador" vc tem o "dom" condenador...Até onde eu sei SÓ Deus tem o poder de legislar a vida do homem.Já que vc diz quem é que vai ser condenado eu queria saber quem vc diz que vai ser salva...Espero que nao seja vc...kkkkkkkkkkkkkk
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 22:44
... mais uma exegese sem sentido .Ser conotativo com a palavra idolatria dar pra ver que o seu vocabulário precisa ser enriquecido.Eu sei que o AGUIOS(PRONUNCIA GREGA)é Deus.Nao vou dizer que vc vai ser condenado,pq nao sou legislador.
Robson Soares da Silva
19/04/2011 às 22:57
Em vez de ficarmos nesse ataque e contra ataque eu lhe convido a tetarmos resolver isso que vc chama de problema.Acredito que vc vai concordar,pois só falar e mais no anonimato nada vai resolver,E aí quando vamos começar para nossa Santa Igreja
ss
20/04/2011 às 10:11
Lamentável o que está acontecendo.Negam que existe corupção,mas existe...negam que existe homossexualismo, mas existe e é provado...negam que existe pedofilia,mas existe.Negam que existe politicagem para promoção...sinceramente!
Robson Soares da Silva
20/04/2011 às 10:54
Ss.O que vc entende por provado!Será que é acusaçoes sem fatos concretos.Até que numeros,sindicasia...nao definam o ato NADA é provado.
Até quando algumas pessoas nao saberao diferencia acusaçoes de "flagrante".Acusar sem prova gente é complicado.
ss
20/04/2011 às 14:01
Robson,voce interpretou mal.Embora o tema seja a igreja em Moreno,Minha opinião,em nenhum momento, especificou essa comunidade.Portanto,já que a parte do homossexualismo chamou sua atenção,eu te responderei e te faço lembrar de um caso(entre tantos)...
8
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
75924
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.