Vias rurais de Moreno serão recuperadas

Data: 19/10/2011 | Hora: 21:06 | Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária


A 28 quilômetros do Recife, Moreno é uma das cidades da Região Metropolitana com maior potencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. Seja pela quantidade de assentamentos que comporta - treze no total - seja pela proximidade com os grandes centros consumidores da região metropolitana. Dos 56 mil habitantes, 12%, segundo o censo do IBGE/2010, vivem e trabalham no campo.

Apesar disso, os agricultores ainda enfrentam alguns problemas: estradas vicinais em más condições, posse da terra não legalizada, melhorias na infraestrutura hídrica, dentre outros.

Com a disposição de resolver estes problemas, o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, coordenou uma reunião com os agricultores do município. Participaram trabalhadores rurais e presidentes de associações produtivas dos assentamentos Timbó, Granja Jumbo, Laranjeiras 1, Laranjeiras 2 e Jussara. A reunião foi solicitada pelo Vereador do município, Romero Arcoverde, e contou com a presença do Gerente de Articulação Institucional da Casa Civil, Adilson Gomes Filho.

Logo no início da reunião, após ouvir o relato das lideranças locais, o Secretário anunciou que 161 famílias serão beneficiadas com os títulos de propriedade. “Esses títulos já estão prontos, e vamos agendar para que o próprio Governador Eduardo Campos venha a Moreno entregá-los.” O título é uma importante garantia no acesso ao crédito agrícola e aos benefícios previdenciários.

Muitos dos agricultores presentes fizeram questão de relatar a surpresa e a alegria de poder ser ouvido por um Secretário de Estado. “É o primeiro Secretário de Agricultura que vem aqui discutir com a gente, ouvir nossas queixas. Ele já garantiu para Segunda-feira (24), duas máquinas para recuperar o açude de Timbó.” Afirmou Joel Severino Oliveira, Presidente da Associação de pequenos agricultores do Engenho Timbó.

Além da recuperação do açude, o Secretário Ranilson Ramos também anunciou o envio de uma patrulha mecanizada para recuperar as estradas vicinais da zona rural de Moreno. “Quero que, nos próximos dez dias, as máquinas estejam trabalhando para garantir não só a trafegabilidade, mas também o escoamento da produção dos assentamentos.” Assegurou Ranilson. Cada patrulha mecanizada é composta por dois caminhões-caçamba, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator de esteira e um rolo nivelador.

Será criado um grupo de trabalho formado pelo Iterpe, IPA, Cehab, INCRA e CPRH, para apresentar soluções no tocante ao licenciamento ambiental das áreas. “Com o licenciamento aprovado, além de resolvermos uma importante questão ambiental, os agricultores poderão acessar os créditos do INCRA para construção e recuperação das casas,” informou Ranilson Ramos.

A reunião ocorreu no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, centro de Moreno, na manhã desta quarta (19/10).
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.