Convênio facilita projetos em cidades pernambucanas

Data: 09/11/2011 | Hora: 13:08 | Por: Lissandro Nascimento - avozdavitoria.com


Um convênio foi assinado na tarde desta terça-feira (8) por prefeitos dos oito municípios que ficam no entorno da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A partir do acordo, as cidades deverão ter mais facilidade para captar recursos para suas obras prioritárias – desde projetos sociais até os de infraestrutura urbana, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Para que os projetos possam sair do papel, o processo é longo e envolve capacitação de profissionais, captação de recursos e planejamento, entre outras etapas. O gerente executivo de Abastecimento Corporativo da Petrobras, Francisco Paes, diz que a empresa não pode custear os projetos, mas vai fornecer assistência técnica e melhorar o acesso aos órgãos financiadores, além de capacitar os municípios para – a médio e longo prazo – eles buscarem recursos por conta própria. O convênio foi assinado pelos prefeitos e representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Fundação Getúlio Vargas e Petrobras.

O grupo se reuniu em Porto de Galinhas, no Litoral Sul, numa solenidade acompanhada por estudantes, políticos e representantes das três esferas do poder executivo. Oito municípios integram o convênio: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Sirinhaém, Ribeirão, Escada, Ipojuca e Rio Formoso. “Nosso grande desafio é capacitar as pessoas para aproveitar o desenvolvimento do Estado, seja com especialização, cursos técnicos e até mestrado e doutorado”.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.