Feira alerta para importância da prevenção

Data: 23/11/2011 | Hora: 16:21 | Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


Um dia dedicado à prevenção. Essa é a proposta da 3ª Feira de Saúde do município de Moreno, que será realizada nesta quinta-feira, 24, das 15h às 20h, na Praça da Bandeira, no centro da cidade. O evento vai mobilizar 120 profissionais, divididos em 20 estandes. A programação inclui palestras, peças de teatro, distribuição de escovas de dentes, aferição de pressão arterial e glicemia, ginástica e orientação nutricional, entre outras atividades.

Um dos destaques da feira será a realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV no estande de DST/Aids. Através de kits fornecidos pelo Governo do Estado, os interessados poderão ter o sangue coletado e analisado em poucos minutos. O sigilo do procedimento é garantido. O objetivo é mostrar a importância da detecção precoce do vírus.

Outro ponto alto do evento será a apresentação de grupos dedicados à promoção da Saúde. Os visitantes poderão conferir a performance teatral do Grupo Sanar, que trabalha com a conscientização sobre doenças negligenciadas. Também marcará presença grupo de jovens do Centro de Juventude de Santo Amaro, que integram o projeto Vida Nova do Governo do Estado.

A importância do auto-exame bucal será um dos alertas que serão dados a quem comparecer à feira. A mensagem será de que é fácil identificar os primeiros sinais do câncer bucal e obter a cura com ajuda de um profissional. Odontólogos do município vão mostrar como examinar a pele do rosto, pescoço e lábios diante do espelho, em busca de sinais como feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca, inchaços ou caroços, sangramentos sem causa aparente e dentes quebrados ou amolecidos.

“Nosso evento é pensado para contemplar pessoas de todas as idades e sexos. Por isso nosso público é o mais vasto possível, incluindo crianças, homens e mulheres jovens ou na terceira idade. Para todos temos mensagens sobre a importância da prevenção na qualidade de vida”, explica a secretária de saúde do município Rufina Abigail.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.