Campanha: Vacine seu animal neste sábado

Data: 24/11/2011 | Hora: 15:30 | Por: G1 Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde realiza, neste sábado (26), a campanha nacional de vacinação contra raiva canina e felina, que espera imunizar mais de 1,2 milhão de animais em Pernambuco. A dose é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Segundo a Secretaria, serão 4.785 postos disponíveis para a população em todo o Estado.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta, no Sertão. “Apenas dois casos de raiva no mundo obtiveram cura. Um deles foi o garoto Marciano, que foi mordido por um morcego e sobreviveu. Outro caso foi um americano. É uma doença que tem grau de letalidade próximo a 100%”, afirma a veterinária Ana Cláudia Araújo.

Segundo ela, há dois anos não é realizada uma campanha de vacinação contra a raiva no Brasil. “Na campanha de 2009, em São Paulo, alguns animais apresentaram reações adversas à vacina, como diarreia e até óbito. Em 2010, não houve campanha. Agora voltamos com a ação, que é muito importante para evitar a doença e controlar o vírus, que também pode atingir humanos”, explica a veterinária.

Além da capital, cidades da Região Metropolitana também se prepararam para a ação deste sábado.

Moreno - A cidade terá aproximadamente 40 pontos de vacinação espalhados por vários bairros, inclusive no distrito de Bonança. A ação começa às 8 horas e segue até o final da tarde vacinando cães e gatos.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.