HMAM reabre portas para ser referência

Data: 06/12/2011 | Hora: 19:08 | Por: Leonardo Rodrigo


Após aproximadamente 18 meses de portas fechadas, o Hospital e Maternidade Armindo Moura voltou a atender a população na tarde desta segunda-feira, dia 5. A unidade de saúde dará suporte ao Hospital da Restauração nos casos de traumato-ortopedia, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e a direção do HMAM.

Além da ortopedia, o hospital ainda atenderá várias outras especialidades como urologia, por exemplo. Outros procedimentos e exames de apoio também serão oferecidos no local. Por mês serão 150 exames de média complexidade. Além dos serviços de emergência, que irá funcionar 24 horas por dia, o Armindo Moura ainda terá ambulatório para consultas médicas.

Por ano, o HMAM receberá R$ 6,4 para manutenção do convênio com o estado. No total a unidade irá oferecer 72 leitos, sala de cirurgia, raio-x, sala de recuperação e repouso. A direção do hospital ainda anunciou que em 2012 a unidade poderá ter dez leitos de UTI. O anúncio foi feito durante a solenidade que contou com a presença do deputado federal Inocêncio Oliveira, do representante do governo do estado Adilson Gomes Filho , da secretaria de saúde do estado Teresa Campos e da Secretária de Saúde do Moreno Rufina Abgail.

Em tom de desabafo, a diretora da unidade, Jane Mendonça, afirmou que agora poderia sorrir. “No período que o hospital ficou fechado, fomos alvo de diversos ataques. Mas tivemos aqueles que acreditaram em nós e que fizeram esse momento ser possível” disse visivelmente emocionada. Ela terminou o discurso agradecendo ao deputado, ao governo estadual e, principalmente, aos funcionários.

O Hospital e Maternidade Armindo Moura foi fundado há 51 anos e fechou suas portas em 22 de junho de 2010 alegando a necessidade de reformas em suas estruturas. No tempo que ficou fechado, a diretoria da unidade anunciou várias datas para sua reabertura, inclusive em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.