Agressão policial revolta internautas em rede social

Data: 22/02/2012 | Hora: 23:41 | Por: Leonardo Rodrigo


A violência por parte de alguns policiais terminou sendo o lado negativo do carnaval em Moreno. Choveu denúncias do tipo durante os cinco dias de folia. Mas o caso que mobilizou os internautas nas redes sociais na noite da quarta de cinzas foi o de Deyvid Santana. Ele teria sido agredido ao questionar uma ação dos policiais.

Segundo relatos, durante a passagem dos trios do Bacalhau do Beto nas proximidades do Pátio de Eventos, um grupo de policiais teria ido a um carro ao lado onde a vitima e amigos estavam. Os PMs queriam que o som do veículo fosse desligado. Teria sido no momento que Deyvid foi questionar a atitude da policia, que ele levou um golpe de cassetete na cabeça.

No momento da agressão, pelo menos cinco pessoas foram atingidas pelo spray de pimenta usado pelos policiais. Além dos amigos e parentes da vitima, a cena teria sido testemunhada pelas pessoas que estavam na proximidade. Não há uma versão oficial para a ocorrência, o episódio foi relatado por internautas indignados com a ação truculenta dos PMs. Como o corte causado pela agressão sangrou muito, Deyvid teve que ir para o hospital.

Pelo menos mais duas ações deixaram os internautas revoltados com os militares. Uma delas foi durante o percurso do Bloco do Jacaré, na segunda de carnaval. Nas imediações da sede da prefeitura, após uma briga dentro do cordão de isolamento, os policiais teriam ido abordar um suspeito de causar a confusão. Nesse momento teria tido uma reação por parte dele. Resultado, ele levou uma cassetada e precisou ir para hospital levar pontos na cabeça.

E mais um fato lamentável aconteceu no domingo, durante a passagem do Bloco A Burra, nas imediações da Praça da Bandeira. Após se envolver em uma discussão com seguranças do bloco, uma pessoa, que estava fora do cordão, foi abordada pelos PMs e chegou a levar tapas na cara.

A Polícia Militar tem a corregedoria, que é um departamento da autarquia, para receber denuncias de abusos por parte de policiais. É importante que fatos como esses sejam denunciados, para que sejam apurados e os envolvidos punidos. É importante também não generalizar a atitude de alguns PMs como se fosse toda a corporação. A Policia Militar tem importantes serviços prestados a população e sua imagem não deve ser manchada por ações isoladas de maus policiais.

Um internauta publicou um vídeo gravado logo após a agressão do primeiro caso relatado aqui. Veja:

Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.