Ex-prefeito acusado de desviar R$ 192 mil do PETI

Data: 27/02/2012 | Hora: 17:01 | Por: Leonardo Rodrigo


Caiu como uma bomba na cúpula do PSDB morenense a notícia de que a justiça federal acatou denúncia contra o ex-prefeito Vavá Rufino. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por causa de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apurou o desvio de R$ 192 mil do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI.

A juíza da 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, Flávia Tavares Dantas, acatou a denúncia do MPF contra Vavá, que agora passa a ser réu em uma ação por conta dos crimes de responsabilidades e de crimes previstos na legislação extravagantes (penal). Segundo o despacho da juíza, a defesa não conseguiu comprovar a inocência do ex-prefeito.

O laudo da PF apontou que parte dos recursos do PETI não tiveram suas despesas comprovadas. A inexistência de documento contábil e a ausência do processo licitatório e administrativo também foram apurados pelos Federais. O dinheiro desviado era do programa Jornada Ampliada e serviria para pagar os monitores, material escolar e transporte dos alunos.

O Ministério Público, foi contundente nos seus argumentos. Em um trecho da acusação, o MPF diz que na análise dos autos há provas da materialidade delitiva, e conclui: “considerando que o denunciado era, à época dos fatos, Prefeito do Município do Moreno, sendo responsável, portanto, pela prestação de contas dos recursos então repassados àquele município (Moreno)”.

Ficha suja?! - Vavá Rufino deve encarar a audiência de instrução e julgamento desta ação já no dia 9 de abril, às 14 horas no Prédio da Justiça Federal, no Bairro do Jiquiá em Recife. Lá, deverá ter ouvidas e, caso seja necessário, diligências técnicas para que a sentença seja anunciada. Ainda assim, o ex-prefeito terá direito a recurso, o que não o enquadra na Lei da Ficha Limpa.

A Lei da Ficha Limpa, que esta valendo para as eleições deste ano, impede que políticos com problemas na justiça possam sair candidatos. Mas para isso, a sentença não poderá ter mais recursos, ou ter sido dada por um colegiado. Aquele que renunciou ao cargo para escapar de cassação também fica impedido. Com isso, a pré-candidatura de Vavá a prefeito da cidade ainda continua garantida.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Ricardo Luna
27/02/2012 às 17:59
Esse Vavá Rufino tirou dinheiro de criançinhas do PETI, e quem diz isso é POLICIA FEDERAL E MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, DELEGADO E PROMOTOR FEDERAL, QUEM QUISER VER COMO ELE É FICCHA SUJA
Ricardo Luna
27/02/2012 às 18:02
Quem desejar comprovar o quanto Vava rufino é ficha suja é só entrar no site da justiça federal, colocar Edvaldo Rufino de Melo e Silva no link: http://ww11.jfpe.gov.br/consultaProcessos/cons_procs.asp
Confira
Maria Claudia
27/02/2012 às 18:06
Parabéns a Policia Federal por ter desbaratado essa fraude nos cofres publicos. Eu sempre soube disso mas não tinha como provar, mas agora vava rufino é reú! Parabéns a cobertura do Leo e Cia, pois moreno comprovou quem é Vava Rifino.
Edivania Cavalcanti
27/02/2012 às 18:10
LEO, ESTOU ENVIANDO NOTA RETIFICANDO A QUE VC PUBLICOU REF VAVA RUFINO QUE SAIU NO BLOG DO MAGNO.
POR GENTILEZA COLOCA NO SITE.
VOU MANDAR NO SEU EMAIL.


Patricia Sergia
27/02/2012 às 18:13
Leonardo parabéns! estou de boca aberta, toda essa repercução os blogs do estado de pernambuco estão divulgando essa fraude.
www.blogdomagno.com
http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=13729
http://acentelha-morenope.blogspot.com/
Parabéns Leo
Galego filho
27/02/2012 às 18:16
Os babãos de Vava taõ tudo torando aço! uiiilll Policia Federal na ÁREA.
Marcilio Silva
27/02/2012 às 18:20
A ficha suja já esta em MORENO, Parabéns Leo e cia pela cobertura. Todos aqueles que fizeram o PETI e não tinha nada para comer,pq na época a prefeitura fala que não tinha dinheiro, olha aí o motivo,antes tarde que nunca.
Maraba
27/02/2012 às 18:25
Primeiro quero dar parabéns a Policia Federal e Ministerio Publico Federal e a Juiza Federal "Flávia Tavares Dantas" os moreneses estão de alma lavada! Leo saio no blog da folha tambem, http://www.folhape.com.br/blogdafolha/?p=13729
Valfrido Correia
27/02/2012 às 18:29
Que cobertura, primeiro mundo, parabe´ns leo e cia.

olha prova do crime O Processo é o de nº 0008463-08.2005.4.05.8300 (2005.83.00.008463-1).
link http://ww11.jfpe.gov.br/consultaProcessos/cons_procs.asp
Zinho
27/02/2012 às 18:33
Quero saber se agora a culpa é do professor Edvard? Por isso que a Policia Federal estava sempre presente em MORENO, Vavá a casa caiu! dia 09 de abril prepare pulsera de Roberto Carlos. UILLLLLLLLLLLLLLLL
1
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
00hp5
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.