Ex-prefeito acusado de desviar R$ 192 mil do PETI

Data: 27/02/2012 | Hora: 17:01 | Por: Leonardo Rodrigo


Caiu como uma bomba na cúpula do PSDB morenense a notícia de que a justiça federal acatou denúncia contra o ex-prefeito Vavá Rufino. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por causa de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apurou o desvio de R$ 192 mil do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI.

A juíza da 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, Flávia Tavares Dantas, acatou a denúncia do MPF contra Vavá, que agora passa a ser réu em uma ação por conta dos crimes de responsabilidades e de crimes previstos na legislação extravagantes (penal). Segundo o despacho da juíza, a defesa não conseguiu comprovar a inocência do ex-prefeito.

O laudo da PF apontou que parte dos recursos do PETI não tiveram suas despesas comprovadas. A inexistência de documento contábil e a ausência do processo licitatório e administrativo também foram apurados pelos Federais. O dinheiro desviado era do programa Jornada Ampliada e serviria para pagar os monitores, material escolar e transporte dos alunos.

O Ministério Público, foi contundente nos seus argumentos. Em um trecho da acusação, o MPF diz que na análise dos autos há provas da materialidade delitiva, e conclui: “considerando que o denunciado era, à época dos fatos, Prefeito do Município do Moreno, sendo responsável, portanto, pela prestação de contas dos recursos então repassados àquele município (Moreno)”.

Ficha suja?! - Vavá Rufino deve encarar a audiência de instrução e julgamento desta ação já no dia 9 de abril, às 14 horas no Prédio da Justiça Federal, no Bairro do Jiquiá em Recife. Lá, deverá ter ouvidas e, caso seja necessário, diligências técnicas para que a sentença seja anunciada. Ainda assim, o ex-prefeito terá direito a recurso, o que não o enquadra na Lei da Ficha Limpa.

A Lei da Ficha Limpa, que esta valendo para as eleições deste ano, impede que políticos com problemas na justiça possam sair candidatos. Mas para isso, a sentença não poderá ter mais recursos, ou ter sido dada por um colegiado. Aquele que renunciou ao cargo para escapar de cassação também fica impedido. Com isso, a pré-candidatura de Vavá a prefeito da cidade ainda continua garantida.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Verdade Verdade
29/02/2012 às 00:44
Segundo a Juiza Federal"
Flávia Tavares Dantas"
Da análise dos autos, verifico que há provas da materialidade "delitiva".
Essa é a face de roubar criancinhas.
AMADO BATISTA
29/02/2012 às 07:33
Vamos sim pessoal, essa grande comitiva que irá sair de Moreno no dia 09 de abril, as 12:00, da praça da Bandeira para acompanhar de perto a condenação de quem tirou dinheiro das criancinhas. Estaremos todos lá vendo Vavá ser condenado e preso.
euclides
29/02/2012 às 08:26
e pessoal se preparem vava nesse monemto esta na policia federal,entrando com queixa contra o site leoecia,pedindo indentificaçao dos ip de onde tao vimdo todos os cometarios onde denigri a imagem dele se seguram ja ja a policia federal ta em moreno
euclides
29/02/2012 às 08:32
PESSEI QUE SE TRATASE DE PESSOAS QUE ESTARIA COMENTANDO A RESPEITO DO ASUNTO MAS TIVE INFORMAÇAO QUE ESTAS PESSOAS QUE ESTAO FAZENDO COMETARIO SAO FEICE,QUE VERGONHA USEM E SEJAM HOMEM OU MULHER DE VERDADE NA VOU MAS PATICIPA DESSA NOGEIRA.
edvaldo Costa
29/02/2012 às 09:23
Amigos, quando digo que Adilson Gomes Filho tem a ver com essa manobra contra vavá essa tese tem raciocinio lógico. vejam: edvard amarga 83% de rejeicao sendo assim quem for indicado por edvard sai natimorto,e os proprios aliados de edvard ja entenderam i
edvaldo Costa
29/02/2012 às 09:28
prosseguindo,o unico a fazer frente com adilson filho, Seria váva rufino. Só que no estado existe um namoro entre o psb e psdb nas cidades de Jaboatão e cabo e que o psb tenta implementar aqui em moreno, só que vava embora tenha alto indices de intencao d
edvaldo Costa
29/02/2012 às 09:31
altos indices de intencao de votos, tb amarga uma grande rejeicão, sendo assim impossibilitou uma alianca formal pública. então a estrategia do psb era vava sair da corrida eleitoral e apoiar dilsinho, entroca daqui a dois anos ele apoiaria vava pra deput
edvaldo Costa
29/02/2012 às 09:34
ja que teria elias em jaboatão e betinho no cabo. Mas vava não iria arriscar tendo possibilidades reais de ganhar as eleicoes, ai dilsinho resolveu apelar e tirar essa denuncia do baú. é pessoal moreno ganhou outro coronelzinho
ROBERTO SANTANA
29/02/2012 às 11:02
COMEÇOU A SUJEIRADA NA POLÍTICA DE MORENO. ABRAM OS OLHOS ELEITORES! UM INDICIADO PELA PF, O CANDIDATO DO PSB USANDO A MÁQUINA PARA DISTRIBUIR EMPREGO AOS OTÁRIOS. UBIRAJARA PAZ TU ÉS O CARA! NONGUÉM NOTOU AINDA, NEM VOCÊ PERCEBE QUE QUEREM ABAFAR SUA VEZ
FATIMA OLIVEIRA
29/02/2012 às 20:46
E HOJE COMO ESTA O PETI?O QUE A PREFEITO ATUAL TEM FEITO COM O DINHEIRO QUE CHEGA ONDE FUNCIONA ?NAÕ VEJO MAIS NENHUMA AÇÃO DO PETI !!!!!
7
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
s5ja7
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.