Ex-prefeito acusado de desviar R$ 192 mil do PETI

Data: 27/02/2012 | Hora: 17:01 | Por: Leonardo Rodrigo


Caiu como uma bomba na cúpula do PSDB morenense a notícia de que a justiça federal acatou denúncia contra o ex-prefeito Vavá Rufino. O tucano foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por causa de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apurou o desvio de R$ 192 mil do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI.

A juíza da 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, Flávia Tavares Dantas, acatou a denúncia do MPF contra Vavá, que agora passa a ser réu em uma ação por conta dos crimes de responsabilidades e de crimes previstos na legislação extravagantes (penal). Segundo o despacho da juíza, a defesa não conseguiu comprovar a inocência do ex-prefeito.

O laudo da PF apontou que parte dos recursos do PETI não tiveram suas despesas comprovadas. A inexistência de documento contábil e a ausência do processo licitatório e administrativo também foram apurados pelos Federais. O dinheiro desviado era do programa Jornada Ampliada e serviria para pagar os monitores, material escolar e transporte dos alunos.

O Ministério Público, foi contundente nos seus argumentos. Em um trecho da acusação, o MPF diz que na análise dos autos há provas da materialidade delitiva, e conclui: “considerando que o denunciado era, à época dos fatos, Prefeito do Município do Moreno, sendo responsável, portanto, pela prestação de contas dos recursos então repassados àquele município (Moreno)”.

Ficha suja?! - Vavá Rufino deve encarar a audiência de instrução e julgamento desta ação já no dia 9 de abril, às 14 horas no Prédio da Justiça Federal, no Bairro do Jiquiá em Recife. Lá, deverá ter ouvidas e, caso seja necessário, diligências técnicas para que a sentença seja anunciada. Ainda assim, o ex-prefeito terá direito a recurso, o que não o enquadra na Lei da Ficha Limpa.

A Lei da Ficha Limpa, que esta valendo para as eleições deste ano, impede que políticos com problemas na justiça possam sair candidatos. Mas para isso, a sentença não poderá ter mais recursos, ou ter sido dada por um colegiado. Aquele que renunciou ao cargo para escapar de cassação também fica impedido. Com isso, a pré-candidatura de Vavá a prefeito da cidade ainda continua garantida.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Nanci
02/03/2012 às 02:01
Que coisa feia.
fabio jose
03/03/2012 às 00:24
quem é dilsinho?onde ele mora?ele fez oq pra nossa cidade?me responda..... por favor.sim fala que é filho de adilso gomes quem é adilson gomes?oq fez pra moreno me responda...?por favor....
Ricardo
03/03/2012 às 08:30
Só acredito que a justiça será feita quando ela de verdade for executada, pois neste país já estamos acostumados a tudo acabar em pizza com sobremesa de marmelada. O povo é quem paga a conta! Vou esperar pra comemorar!!!!
nego bom
03/03/2012 às 15:26
e o que é que dilsinho tem a haver com o desvio de verbas do petti foi o ex prefeito e então candidato VAVA RUFINO outra se catucar olhe que tem bem mais gente ficha suja aqui em Moreno
gustavo
04/03/2012 às 14:38
essas pessoa que vive prejudicando vavá Rufino pq ver que ele esta nas pesquisa em 1º lugar. vcs não tem oq fazer não pqnão seus prefeito atual q merda ele esta fazendo.
Francisco Romero De Araújo
04/03/2012 às 20:12
Bonito pra cara dele!
BENICIO LUNA
05/03/2012 às 11:24
EI PESSOAL, VOU LEVAR UMA TURMA COM 16 PESSOAS PRÁ VER A CONDENAÇÃO DO VAVÁ. TODOS NA PRAÇA DIA 9 DE ABRIL, VAMOS LOTAR OS 3 ONIBUS. LEVEM FAIXAS, CARTAZES, APITOS, ELE SAIRÁ DE LÁ ALGEMADO.
Mazinho Vale
23/03/2012 às 10:45
A novidade do caso agora , foi a Juiza Flavia Negar a nova defesa de Vava no tribunal! ele se complica ainda mais com essa decisão. Rumo a usar pulsera de Roberto Carlos.
Maazinho Vale
05/04/2012 às 02:29
OPA! TA CHEGANDO A HORA! ALGEMA DE ROBERTO CARLOS. LEO TÕ SABENDO QUE OS SITES DE MORENO IRAÇO FAZER UMA PAUTA DE ENTREVISTAS COM O DELEGADO DA PF SOBRE O CASO, VOCÊ VAI TAMBEM?
8
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
25r0u
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.