Impugnações, intervenção e renúncia na semana política em Moreno

Data: 15/07/2012 | Hora: 12:11 | Por: Leonardo Rodrigo


Apesar da aparente calmaria que vemos nas ruas, com pouco material de campanha, nos bastidores da política morenense a coisa anda meio agitada. Na primeira semana oficial das eleições 2012, que começou no dia 6, o cartório eleitoral de Moreno já registrou pelo menos cinco pedidos de impugnações, quatro registros individuais e uma renúncia.

Até o último sábado (14) o órgão não tinha registrado o documento de intervenção no diretório do PHS. A ação foi movida diretamente no TRE em Recife no dia 12. Com isso, Popó deixou de ser o presidente local do partido e quem assumiu foi Edvaldo Couto, tendo como secretário o vereador Marcelo Bruno. O PHS deve apoiar o candidato do prefeito Edvard Bernardo, o médico Alfredo Costa (PCdoB).

E Marcelo Bruno voltará a ser candidato? O vereador do PHS, que tinha sido o segundo mais votado em 2008, não teve sua candidatura registrada pelo antigo diretório do partido. Com essa intervenção, o parlamentar praticamente assume o comando do diretório. Mas segundo informações da própria justiça eleitoral todos os prazos para dar entrada no RRC - Requerimento de Registro de Candidatura - acabaram. Vamos aguardar para ver no que vai dar.

Já em relação aos pedidos de impugnação de candidatura, o Ministério Público (MPPE) apresentou quatro e diretório estadual do PSDB registrou um. O tucano Vavá Rufino terá que enfrentar dois pedidos de impugnação, um feito pelo próprio partido e o outro pelo MPPE. O Ministério Público também impugnou as candidaturas de Leide Maria, Edvaldo Cavalcanti e Toinho Rebolador. Todos terão prazo até dia 21 para contestar, mas o martelo só será batido até o dia 5 de agosto.

Pelo menos quatro candidatos deram entrada nos registros individuais de candidatura na última semana no cartório eleitoral da cidade. Todos são do PMN, veja os nomes: Edmilson Matias, Lucineide Maria, Severina Santos e Carlos Flores. Este último, que também é conhecido como Mago do Cavalo, apresentou, horas depois, sua carta de renúncia de candidatura.

E por fim, o PPS corre o risco de perder quatro candidatos a vereador da sua chapa. Tudo por que o partido não obedeceu a proporção de 70 por 30. Teria faltado duas mulheres para completar essa proporção, com isso o PPS poderá ter essa baixa em seu quadro.

Isso foi só a primeira semana...

Correção I - Erramos ao divulgar o nome do novo presidente do diretório do PHS em Moreno. Tínhamos informado que era Edvaldo Couto, mas na verdade o presidente do partido na cidade é o vereador Marcelo Bruno. Edvaldo é o secretário e a Tesoureira é Valdineide.

Correção II - Em relação ao PPS poder perder quatro candidatos a vereador por conta da proporção de homens e mulheres, a informação foi truncada. Na verdade, era a coligação formada pelo PPS, PMN e PRB que estava com esse problema. Mas após o registro individual de três candidatos (como citamos acima) a proporção ficou correta.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.