Candidatos fazem debate morno na Câmara do Moreno

Data: 25/08/2012 | Hora: 11:16 | Por: Leonardo Rodrigo


O Sindicato dos Profissionais da Educação em Moreno (Sinpremo) realizou na noite da sexta (24) um debate entre os candidatos a prefeito no plenário da Câmara Municipal. O acesso ao local ficou restrito a pessoas credenciadas. Só que um telão foi montado na Praça da Bandeira para que as militâncias pudessem acompanhar a desenvoltura dos candidatos.

O debate foi dividido em seis blocos: o 1º foi de apresentações individuais; o 2º de explanações; 3º os candidatos fizeram perguntas entre si; 4º e 5º perguntas da imprensa e das entidades aos candidatos e 6º apresentaram as considerações finais. A organização ainda estipulou tempo máximo para perguntas, respostas, réplica e tréplica.

Dos quatro postulantes ao cargo, apenas Dilsinho Gomes (PSB) não compareceu ao evento. O socialista justificou sua ausência através de um ofício enviado a direção do sindicato. No documento, ele reinteirou seu respeito à entidade e afirmou que tem debatido as propostas com vários segmentos da cidade e que estranhava a atitude dos adversários que constantemente batem na frente que faz parte.

E durante o debate, Alfredo Costa (PCdoB), Vavá Rufino (PSDB) e Ubirajara Paz (PT) não perderam a oportunidade criticar o socialista. Inclusive dois deles perderam espaços no terceiro bloco (perguntas entre si) para explanar coisas do tipo: Vavá para Alfredo - o êxito da administração municipal se dá apenas pelo apoio do governo do estado? e de Alfredo para Vavá - O que teria acontecido com a candidatura do tucano e por que o PSDB quer retirá-la?

Nesse momento, apenas o petista Ubirajara foi o único que fez pergunta ao adversário (no caso Vavá) que falava sobre a questão do racionamento de água e das enchentes que aconteceram na cidade. Mas ainda assim, não deixou de alfinetar o governo do estado para atingir seu aliado na cidade.

Um assunto que também entrou na discussão foi o Cotonifício Moreno. O tucano e o petista afirmaram que a empresa é o entrave para crescimento da cidade. Mas não disseram o por que que outras regiões de Moreno, que estão fora do "domínio" da empresa, não se desenvolveram. Como é o caso de nossa área rural. No momento da nossa pergunta o foco foi justamente esse, o potencial turístico dessa área, que chega a ser mais de 85% de nosso território.

Na questão, apenas Alfredo Costa respondeu de forma consistente citando as riquezas naturais e históricas que temos e como faria para buscar verbas para investir no setor. Enquanto que as respostas dos outros dois foram subjetivas ficando apenas na "importância do setor" sem dar mais informações adicionais. Ubirajara falou que seria necessário criar setores de estruturação, mas não citou quais e como faria. Já Vavá pegou carona no projeto do governo estadual, o Arco Metropolitano, para afirmar que assim fará a integração da região.

Representantes de entidades civis também puderam fazer suas questionamentos aos candidatos. No total foram nove questões que perguntavam sobre diversos temas, como: atenção a criança e ao adolescente; propostas para o microempresário, para cultura, lazer e esportes; a questão dos professores do município e seus salários; e como resolver a situação da saúde em Moreno.

Na verdade, a participação dos candidatos nesse debate ficou com um gosto de quero mais. Afinal, não basta apenas mostrar as propostas de governo, mas sim como e onde serão captados os recursos para executá-los. Isso aconteceu em alguns momentos, mas foram em poucos. De parabéns mesmo esta a organização do debate e na apresentação do moderador, Aristides Félix, advogado do sindicato.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

joilson francisco silva
26/08/2012 às 18:32
dilsinho ñ foi para o debate pq ñ conhece os problemas de moreno e tbm pq ele ñ tem argumentos!!!
daniel
26/08/2012 às 18:52
esse 40 encomoda msm o 45 pq ninguem ver fala de 13 e 65.agora o nome de dilsinho é doce na boca desse povinho do 45 .aperei 40 pq sua vitoria esta garantida tenho certeza 40 neles.
Elmir Fernandes
26/08/2012 às 20:05
Acorda povo,Moreno não precisa votar em pessoas inesperientes que so vem a Moreno aprender politica,nossa cidade não e rato de laboratório para se fazer testes,este tao Gov.nunca fez nada por Moreno, so Vitoria e outras cidades
Elmir Fernandes
26/08/2012 às 20:06
a cidade de Moreno vai sair deste abismo que esta ai, e não e este Dilsinho que vai reslver não, porque não tem competencia para isso, a população deveria se unir e cobra dos responsaveis, o melhor para nossa cidade
Manoel Santos
26/08/2012 às 20:22
É muito interessante os comentários de algumas pessoas que, mesmo sabedoras que o candidato que representa a mesmice e o atraso, está definitivamente impedido de se lançar candidato, ainda insistem em viver de ilusão, acordem e caiam na real, pois...
Manoel Santos
26/08/2012 às 20:29
a grande maioria da população, não suporta mais essa conversa mole de quem já teve tres chances para mudar a situação de nossa cidade e no entanto nada conseguiram, agora é a vez do 40 e de um novo futuro com Dilsinho Gomes, o resto é só blá, blá, blá.
DORINHA
26/08/2012 às 20:49
Comentário Vetado!
os motivos para o veto estão previstos nos avisos acima do formulário de publicação.
DORINHA
26/08/2012 às 20:53
Comentário Vetado!
os motivos para o veto estão previstos nos avisos acima do formulário de publicação.
não a politicagem
26/08/2012 às 21:58
como é q dilsinho vai no alto da maternidade e fala q vai resolver o problema da agua se há cerca de um ano um grupo de pessoas se reuniram para tentar solucionar o problema, colhendo assinaturas da população, e levou até o governo do Estdo,
não a politicagem
26/08/2012 às 22:01
o msm dilsinho q hj eh bonzinho, recebeu esse grupo de morenenses e nem se quer arrumou um jeito dessas pessoas levarem o problema ao governador, e agora ele quer o voto dessas pessoas, se toca dilsinho procura teu lugar, o q tu tens de bom?
6
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
458e7
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.