Estação ferroviária completa seis meses sem telhado

Data: 01/09/2012 | Hora: 18:08 | Por: Leonardo Rodrigo


No próximo dia 8 completa seis meses que o telhado da antiga estação ferroviária do Moreno foi abaixo. Passado esse tempo, a única coisa feita pela prefeitura foi o isolamento do local, que fica no centro da cidade. E hoje nem isso existe mais. Visto que muitos tapumes, usados para isolar a estação, estão no chão. Pior é a inércia do poder público perante a situação do prédio que é de sua responsabilidade desde 1999.

Nesse período, o prédio foi alvo de muitas especulações, tipo: que seria uma casa de cultura, espaço para o artesanato, ponto de apoio ao turismo, entre outros. Na verdade é que durante esses 13 anos sob a responsabilidade municipal, as poucas intervenções que aconteceram na construção secular foi de pintura. O espaço também servia de depósito para material de uma secretaria municipal.

A Rede Ferroviária Federal (RFFSA) firmou um termo de cessão para uso do prédio da estação com a PMM em 10 de junho de 1999. E a parceria foi ratificada pela Câmara com a aprovação da Lei 188/99. Mas nenhum projeto com o objetivo de usar o espaço foi elaborado nesse tempo, e hoje corremos o risco de perder uma importante construção histórica no nosso município.

Nesse período eleitoral, esse pode ser um dos itens a serem questionados aos candidatos a prefeito da cidade. Quais as propostas e a maneira de como executá-las? Já que a cidade em si não tem verba para fazer isso.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.