Moreno: 84 anos de emancipação, 396 de história

Data: 11/09/2012 | Hora: 09:36 | Por: Leonardo Rodrigo


A cidade do Moreno completa nesta terça (11) 84 anos de emancipação política de Jaboatão. Infelizmente, nós, morenenses, pouco sabemos sobre a história da terra onde moramos. Se esse quadro fosse diferente, a nossa realidade e auto estima seriam outros.

Isso por que não fácil encontrar uma outra localidade com as características como a nossa. Temos uma história que beira os quatro séculos, registros da passagem de Dom Pedro II nessas terras, a vinda dos belgas e ingleses para construir a fábrica e a vila operária, os nossos engenhos e riquezas naturais. Enfim, um currículo de dar inveja a outros municípios.

Mas o que vemos muito no semblante do morenense é pouca estima que tem pela cidade onde mora. Mas essa realidade não poderia ser diferente, afinal, como afirmou João Brito, sociólogo, em uma de suas publicações “Não podemos amar aquilo que não conhecemos”. Então: Como amar Moreno se sua própria população não conhece sua história?

Na contramão desse pessimismo, alunos da Escola Dom Jaime Câmara realizaram pela terceira vez um simpósio que explora justamente esse lado de Moreno que tantos desconhecem. Nesse período eles veem resgatando a história morenense, seja com as atividades e personagens do passado, seja com nossas riquezas culturais e histórica.

É certo que eles, durante a realização desse trabalho, encontraram momentos bons e ruins na cidade. Mas isso não deve ter diminuído sua admiração pelo local onde moram. Muito pelo contrário, o resultado já levou eles a disputarem um torneio a nível regional com o tema. Hoje, esses jovens já devem enxergar de outra maneira o município onde moram.

Enfim, continuar criticando aquilo que achamos estar errado é válico. Mas elogiar o que tá certo também. Ver Moreno como nossa cidade. Vamos conhecer, pesquisar e estudar mais sobre a terra das verdes colinas. Vamos acabar com o pessimismo e começar a torcer para que as coisas deem certo. É com uma corrente positiva que poderemos mudar de vez nossa situação.

E assim, de fato, deseja um feliz aniversário a cidade que a todos acolheu. Parabéns Moreno!
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.