Começa semana de mobilização de doação de órgãos em PE

Data: 25/09/2012 | Hora: 23:31 | Por: Assessoria SES - PE


A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), dá início, nesta terça-feira (25), à Semana Nacional de Doação de Órgãos. A ação segue até a próxima sexta-feira (28), com uma programação de eventos, capacitações e mobilização da população. Atualmente, cerca de 2,9 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada dez familiares abordados, oito se negam a doar os órgãos de pacientes com quadro de morte cerebral.

Quando os doadores não aparecem, a espera pelo transplante se torna, muitas vezes, fatal para esses pacientes. A maior lista de espera é por um rim – 1.725 pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (1.024). Em seguida, vem fígado, com 126 pessoas na lista de espera, e, por último, coração, e rim/pâncreas, cada um com quatro pacientes. Até agosto deste ano, 1.097 transplantes foram realizados em Pernambuco. Em 2011, no mesmo período, o número foi de 678 procedimentos – um aumento de 62%. Em relação às doações, houve um aumento de 73% (48 doações em 2011 contra 83 este ano).

PROGRAMAÇÃO – Dentro da programação, ainda na terça-feira, ocorre o III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação de Órgãos. O evento acontece às 18h, no auditório do Hospital da Restauração – principal unidade notificadora de morte encefálica e captadora de órgãos para doação do Estado. Na quarta-feira (26), técnicos da CT-PE e arte-educadores realizam, a partir das 9h, ações educativas na estação Central do Metrô do Recife e no Complexo Industrial de Suape. Na quinta-feira (27), a mobilização será no Mercado de São José.

PASSO A PASSO DA DOAÇÃO – O primeiro passo para o transplante deve ser dado pela pessoa que deseja ser doador, ao informar à família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica do paciente, os parentes devem procurar o médico responsável para expressar o desejo de doação. As equipes de captação de órgãos dos hospitais também conversam com as famílias para sensibilizar sobre a causa. Segundo a legislação de transplantes no Brasil, a doação de órgãos só pode ser feita se um familiar de até segundo grau autorizar.

A partir da assinatura do termo de autorização, a central encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo a ordem da lista única do Estado. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado e que a idade não determina se alguém pode ou não ser um doador. Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas pelo telefone 0800.281.2185.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.