Moreno lança Operação Inverno limpando Rio Jaboatão

A Prefeitura do Moreno lançou na manhã desta sexta (24.03) a Operação Inverno 2017. O ato de lançamento aconteceu nas proximidades da Ponte Santa Maria no centro da cidade e contou com as presenças do prefeito Vavá Rufino, secretários da gestão, integrantes da Defesa Civil do município, estudantes e professores das redes municipal e estadual de ensino.

Equipes da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil distribuíram panfletos educativos sobre as principais doenças causadas no período das chuvas e os cuidados que a população precisar ter para evitar a queda de barreira e se proteger de possíveis alagamentos. "Quando chega nessa época nós precisamos nos preparar. Moreno é uma cidade que tem muitos morros e áreas de alagamentos", explicou o prefeito Vavá Rufino.

No total, 25 ações envolvendo diversas secretarias compõem a Operação Inverno. A Prefeitura vai investir mais de R$ 600 mil de recursos próprios na ação de proteção dos morros, limpeza de canais e desobstrução de galerias e canaletas. A Prefeitura vai colocar cerca de 30 mil metros quadrados de lonas plásticas na áreas de morro. "Retroescavadeiras, caçambas e outros equipamentos estarão à disposição da população para minimizar os efeitos das chuvas", disse o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas.


Os estudantes presentes participaram de um momento especial, o abraço no Rio Jaboatão, cuja limpeza marcou o início da Operação Inverno. Próximo à Ponte Santa Maria homens trabalharam durante toda a manhã na limpeza do local. O objetivo é a retirada da vegetação conhecida popularmente como baronesas, que se proliferam facilmente quando há excesso de material orgânico na água.

Os estudantes assumiram o compromisso de levar a discussão sobre a preservação do Rio Jaboatão para a sala de aula. O professor Tadeu Queiroz, presente ao lançamento da Operação Inverno, fez um apelo em defesa do Rio Jaboatão. Ele lembrou que é preciso preservar a mata ciliar e evitar o assoreamento. "É muito importante chamar atenção da comunidade pra cuidar do rio. Temos que Impedir que se jogue lixo e esgoto. Vamos fazer esse rio ressuscitar", disse Tadeu.

O prefeito Vavá Rufino destacou a importância da conscientização da população para evitar transtornos no período das chuvas. "Esse trabalho não é de responsabilidade apenas do prefeito, do secretário, do vereador ou do líder comunitário, tem que ser de todos. É preciso que cada um tenha a preocupação e o compromisso de fazer o correto e de chamar atenção de quem não tá fazendo a coisa certa", disse o prefeito.

Publicado por Assessoria de Imprensa - Prefeitura do Moreno na data de 27/03/2017 às 13:21 e impresso na data de 18/04/2024.