Exclusivo: entrevista com os candidatos a prefeito

Faltam menos de 20 dias para que os morenenses elejam seus representantes na câmara e prefeitura do município. Ao todo, em Moreno, 39.727 eleitores estão aptos a votar nos três candidatos a prefeito e nos mais de 100 candidatos a vereador. A caminhada eleitoral tem se mostrada com bastante obstáculos, e por que não dizer, com vários embates entre os adversários. Alguns fatos lamentáveis foram registrados, junto com bate bocas e acusações. No meio desse fogo cruzado, muitos eleitores se perguntavam: E onde estão as propostas daqueles que querem ser eleitos? Foi pensando nessa lacuna que se encontra aberta na cabeça de muitos morenenses que o leoecia.com resolveu fazer uma entrevista com os três candidatos a prefeito.

O trabalho começou desde o final do mês passado, com a observação de alguns comentários que os internautas deixaram no site questionando os planos e propostas daqueles que estão concorrendo nas eleições do dia 5. Com a idéia na cabeça, era hora de pôr em prática. Fui buscar orientação na justiça eleitoral para analisar que modelo deveria usar. Passada essa etapa, era hora de entregar os convites aos candidatos. E todos foram entregues na manhã do dia 2 devidamente protocolados. O texto do convite fazia uma breve apresentação do site além do comentar os objetivos da entrevista. Nele ainda continha as oito perguntas pré-definidas que foram iguais para todos.

O convite ainda tinha o prazo para realização das entrevistas, que expirou no último dia 10 de setembro (quarta-feira), junto ao meu telefone pessoal para a marcação das mesmas. Apenas dois candidatos confirmaram sua participação. Alfredo Costa(PT) e Edvard Bernardo(PMDB). Esperei até o último momento pelo candidato do PSDB, Vavá Rufino, mas não recebi resposta alguma. Ainda assim, na noite do dia 9 entrei em contato com seu assessor, o mesmo que recebeu o convite, em busca de alguma resposta e nada. É uma pena por que o espaço foi aberto a todos, para que cada um divulgasse seus planos para a cidade caso seja eleito.

Já as entevistas foram gravadas em áudio e vídeo. No primeiro momento pensei até em disponibilizar essa mídia juntos as entrevistas. Mas por algumas restrições no servidor e limite no tempo, optei por não anexar mais esse material.

Espero que esse trabalho possa ajudar as pessoas analisarem cada prospotas dos candidatos. E assim poder votar de forma consciente no dia 5 de outubro. Lembrando que as opíniões dos cadidatos aqui descritas são de inteira responsabilidade dos mesmos.

Quero agradecer ao Dr. Murilo Marinho e ao Dr. José Anchieta pela orientação dada nesse trabalho.

Atenção: os links das entrevistas se encontram logo abaixo. Ao clicar uma nova janela será aberta. Caso seu navegador tenha um bloqueio de pop-up é possível que tenha problema para abri-la. Basta desabilitar o bloqueio e clicar novamente nos links abaixo.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 16/09/2008 às 15:06 e impresso na data de 28/03/2024.