Chuva causa destruição em Moreno

A forte chuva que caiu durante a quinta-feira (02/06) em toda a região, fez o rio Jaboatão, que corta a cidade, subir mais de dez metros. Invadindo casas ribeirinhas e boa parte da avenida principal, a Sofronio Portela. A água subiu rápido pegando os moradores de surpresa. Muitos não tiveram tempo de sair de casa, e acabaram se protegendo nos telhados. Para piorar a situação, a energia foi cortada em toda cidade devido ao alagamento na subestação da Celpe no bairro do ABC. O serviço foi reestabelecido na madrugada da sexta. E ainda, o telefones ficaram mudos por dois dias, e o único meio de comunicação disponivel era celular, que mesmo assim teve seu sistema congestionado

A correnteza danificou a estrutura das pontes, derrubou muros e árvores. No sábado, alguns bairros ainda estavam isolados devido a lama e entulhos. Segundo a assessoria da prefeitura, mais de duzentas famílias ficaram desabrigadas, 100 delas estão nos abrigos do município. Em um levantamento preliminar, 80 casas foram destruidas, e estima-se que outras dezenas estejam com suas estruturas comprometidas.

Devido a gravidade dos estragos, o prefeito Edvard Bernardo decretou estado de calamidade pública. Edvard ainda solicitou ajuda aos governos estadual e federal, que se comprometeram em ajudar. Ainda assim, é impressindivel a ajuda da população na doação de roupas e alimentos. Quem quiser doar, basta ir a Secretária de Ação Social, na Cleto Campelo, no antigo SESI.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 06/05/2005 às 00:00 e impresso na data de 23/04/2024.