Estudante pedem criação de lei dos ônibus

A reunião na Câmara Municipal do Moreno na manhã desta quinta (16) abriu espaço para os universitários da cidade. Os estudantes denunciaram o descaso no transporte para as universidades. Segundo eles, todos serão prejudicados caso a prefeitura não mantenha a parceria que tem com os alunos.

Enquanto a PMM arca com 50% dos custos do transporte, os estudantes pagam o restante. Só que, na denúncia, eles afirmam que o município não cumpre sua parte, deixando muitos alunos sem condições de ir assistir as aulas.

Em um manifesto, entregue pela União dos Estudantes do Moreno, um comparativo da cidade com outras localidades, como Paudalho e Nazaré da Mata. De acordo com o texto, Piancó (PB) e Apodi (RN) são municípios menores que Moreno, mas ainda sim garantiu o direito do transporte aos estudantes com uma lei municipal.

Em Moreno, um projeto de lei já estava na pauta de votação da reunião. A mesma já tinha sido aprovada na comissão de Justiça e Redação da casa e passado em uma primeira votação. Mas o autor, Ubirajara Paz (PT), decidiu tirá-la da pauta após ouvir criticas dos estudantes Um dos pontos polêmicos da PL é em relação a concessão de um subsídio de até 100% para o transporte escolar.

Para os alunos, esse ponto ficou uma brecha, já que a prefeitura pode dar apenas 1 ou 10%, afinal a lei não especifica um piso, declarou um estudante na tribuna livre. Os universitários ouviram palavras de apoio dos vereadores. Juntos, devem formar uma comissão para conversar com o prefeito para encontrar uma solução concreta para o problema que vem se arrastando por muitos anos.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 16/12/2010 às 16:14 e impresso na data de 29/03/2024.