Barraqueiros reclamam de determinação do MPPE

Duas semanas após entrar em vigor a recomendação do Ministério Público, para que as barracas localizadas no Pátio de Eventos, no centro de Moreno, encerrassem as atividades à meia noite, um tumulto foi registrado entre os barraqueiros e policiais que cumpriam a determinação.

O fato aconteceu na madrugada da sexta para o sábado, dia 28. Após o horário estipulado pelo MPPE, alguns barraqueiros insistiam em ficar aberto e continuaram a vender seus produtos. Eles reclamam dos prejuízos desde quando foi anunciada a medida. Alguns calculam uma redução de 50% nas vendas, já que, segundo eles, a maioria dos clientes chegam após as dez da noite. Além do horário, o som nas barracas foi proibido.

Apesar do tumulto, não foi registrado incidentes na operação da PM para fechar as barracas. Há uma possibilidade de que a determinação seja relaxada na semana de carnaval, período que as festividades de rua vão até a madrugada por conta dos blocos. Para eles, se não houver uma flexibilização, os barraqueiros poderão amargar um prejuízo pior do que estão tendo atualmente.

Em 2011, o então secretário do Sedema, Marcello André, apresentou um projeto de revitalização do Pátio de Eventos e a construção de quiosques que iriam substituir as antigas barracas montadas no local. Passado quase um ano, não há previsão de quando o local sofrerá alguma modificação. Mas já existe uma polemica no projeto, pois o custo na construção dos quiosques ficaria sob a responsabilidade dos próprios barraqueiros.

Publicado por Leonardo Rodrigo na data de 30/01/2012 às 22:35 e impresso na data de 19/04/2024.