Gaguinho, um poeta popular

Data: 25/08/2009 | Hora: 16:03 | Por: Leonardo Rodrigo


Seu nome é Heleno Joaquim da Silva. Mas os morenenses o conhecem por Gaguinho a Boiador. O poeta completou quatro anos a frente do programa que vai ao ar de segunda a sexta, das 17 às 18h, na Divulgadora Moreno. Lá, Gaguinho já recebeu vários convidados nesse período, entre eles, grandes nomes da cultura regional, como: Biu da Flauta, Ciço Moreno e Toinho de Barreiros.

Ele chegou na cidade em 1978 e casou com uma morenense, com quem teve uma filha. Nessa época trabalhou no Banco do Brasil e na prefeitura local. Mas sua verdadeira vocação estava na poesia. Gaguinho começou a fazer aboios aos sete anos, em São Joaquim do Monte, sua cidade natal. De lá pra cá não parou mais de recitar poemas sobre a vida do sertanejo.

No currículo, Gaguinho tem apresentações em grandes eventos, tais como: Missa do Vaqueiro de Serrita e Petrolina, Festa de Serrinha-BA, Feira de Cavalo em Vitória e principais vaquejadas do estado. Sua inspiração veio de grande aboiadores do passado. Manoelzinho e Galego Aboiador. Mas a vida na caatinga também serve de fonte para que faça seus aboios, que na verdade é o eco do vaqueiro que conduz o gado. Um poeta matuto, como o próprio Gaguinho define.

Sobre Moreno, o poeta já recitou alguns poemas. No final de seu programa, Gaguinho sempre tem um para encerrar o trabalho. "Faço todos com o coração, mas sempre tem um que fica na cabeça", afirmou o poeta. Gaguinho finalizou a entrevista recitando seguinte poema: "Moreno terra querida, tenho como cumprimentar. Cidade dos eucaliptos, onde tenho os sonhos da minha vida. Moreno terra querida, tradição de Baltazar."
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.