Trânsito: do caos à solução?

Data: 20/12/2010 | Hora: 17:51 | Por: Leonardo Rodrigo


Dirigir carro ou moto na cidade já não significa andar com tranqüilidade. O cenário do trânsito morenense tem se modificado nos últimos anos e vai em direção ao colapso, caso algumas intervenções não sejam feitas. A Prefeitura Municipal (PMM) tem em andamento projetos com foco no problema.

O primeiro deve entrar em prática já nos próximos meses, com a chegada dos agentes municipais de trânsito. Os nomes desses novos servidores sairão da lista de concursados que já estão sendo convocados. Eles vão participar de um curso sobre trânsito, leis e normas e em seguida terá seu nome homologado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito ).

Ainda deverá ser firmado um convênio com o DER-PE para fiscalização do perímetro urbano da PE-07. Com isso, os novos agentes poderão autuar o motorista infrator em qualquer parte da cidade. O secretário de serviços públicos, Marcos Theófilo, acredita que com essas medidas o cenário do trânsito será outro.

Outro ponto segundo Marcos é em relação ao estacionamento no centro de Moreno. “Estamos trabalhando em conjunto com outra secretaria para encontrar uma solução definitiva para o problema. Existe a possibilidade de implantar zona azul na cidade”, afirmou o secretário.

O assunto mais delicado é em relação a regulamentação dos mototáxis. A Lei 401, que regulamenta a profissão, completa um ano no dia 23, e é nesta data que a mesma começa a entrar em vigor. Para o vereador Pedro Mesquita (PMDB), autor da lei, para a lei entrar em vigor basta regulamentar a mesma.

O parlamentar adiantou que a lei define os deveres daqueles que querem ser mototáxis: fazer curso de especialização, ter no mínimo 21 anos e pelo menos 1 de carteira, além de realizar revisões da moto periodicamente, entre outras cláusulas. A Lei ainda define os pontos e o uso de coletes.

Mas a regulamentação só deverá ocorrer após os agentes estiverem na rua. De imediato mesmo só a implantação das lombadas eletrônicas na Sofronio Portela e Cleto Campelo. Os equipamentos deverão começar a operar nos próximos dias e os motoristas terão pelo menos um mês para se acostumar com a novidade.

Enquanto isso, o que vale mesmo é o bom senso, como disse Marcos Theófilo. “Se cada um usar os equipamentos obrigatórios e respeitar as leis, o trânsito será bom para todos”. Então tá aí o recado.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Severino Martins
20/12/2010 às 21:38
Com relação a regulamentação dos mototáxis, solicitamos ao vereador Pedro Mesquita, que exija dos mototaxis, o escapamento original nas motos, como forma de diminuir a poluição sonora. ok!
Manoel Santos
20/12/2010 às 21:56
HÁ MUITO TEMPO SE FAZ NECESSÁRIO UMA PROVIDENCIA URGENTE COM RELAÇAO AO TRANSITO DE NOSSA CIDADE,POIS O MESMO ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS HÁ BASTANTE TEMPO E NÃO VEMOS ATÉ AGORA NADA DE CONCRETO ACONTECER, INFELIZMENTE.
Manoel Santos
20/12/2010 às 21:56
HÁ MUITO TEMPO SE FAZ NECESSÁRIO UMA PROVIDENCIA URGENTE COM RELAÇAO AO TRANSITO DE NOSSA CIDADE,POIS O MESMO ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS HÁ BASTANTE TEMPO E NÃO VEMOS ATÉ AGORA NADA DE CONCRETO ACONTECER, INFELIZMENTE.
flavio ribeiro silva
21/12/2010 às 00:32
basta os nossos gorvernantes irem a subida do Dom Jaime para ver o caus que e para os pedestres, onde disputam com os aruaceiros que ficam empidando suas motos provocando grande risco de acidente nos moradores da rua não podemos ficar nas nossas causadas.
gervasio
21/12/2010 às 18:46
MORENO É A CIDADE DE UMA AVENIDA SÓ, FATALMENTE ISSO IRIA ACONTECER UM DIA ,POIS NÃO HÁ UM TRAJETO PARALELO, VIA SECUNDÁRIA, PARA DESAFOGAR O TRANSITO, É ISSO AÍ , FILA INDIANA
valdir gomes
23/12/2010 às 09:01
Gostaria que a prefeitura tomasse uma providência a respeito das calçadas de nossa cidade, em especial as da AVENIDA LAURA DE FREITAS no bairro da maternidade, pois a mesma está tomada por oficinas, bares, avanços de muros e vegetação alta nos passeios.
Manoel Santos
01/01/2011 às 20:16
INFELIZMENTE, O CAOS CONTINUA NAS RUAS DE
NOSSA CIDADE E NENHUMA PROVIDENCIA CONCRE-
TA É TOMADA, APENAS: PROMESSA E PROMESSA,
QUE ME DESCULPE O SR.MARCOS, MAS É PRECISO
SE TOMAR URGENTEMENTE MEDIDAS PRÁTICAS.
1
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
856k6
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.