Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2024. © Todos os direitos reservados.