Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Caio
26/04/2011 às 21:04
Só acho que não existe católico de padre, pois se você é católico siga o catolicismo não o padre.
........
26/04/2011 às 21:39
CAIO, SE NÃO EXISTE UM BOM PASTOR NÃO EXISTE CATOLICISMO EM MORENO.
ROBSON
26/04/2011 às 23:14
amente acontece em Recife um semana teológica Dom HELDE. Lá é evidenciada a vida desse homem,Vc precisa conhecer.
Edjane Farias
27/04/2011 às 13:25
Bom ss , acredito eu que fofoca e fuxico é coisa de gente baixa , Deus dá liberdade a qualquer ser vivo cabe ele viver de acordo com sua consiência , não cabe a ninguém julgar o que alguém fez ou deixou de fazer , Vamos deixar isso pra lá e viver o amor
Edjane Farias
27/04/2011 às 13:33
Eu vivi durante muito tempo me importando com o que as pessoas falavam , achavam de mim , hoje não estou nem aí e posso dizer que sou uma pessoa feliz ,as pessoas em Moreno ainda agem de uma forma muito primitiva , falar menos e aproveitar mais isso é bom
Edjane Farias
27/04/2011 às 13:38
Eu sou muito feliz porque sou católica e vivo minha Fé , não me interessa critíca nenhuma , nunca precisei matar, roubar para me arrepender e me converter , sou batizada e confirmei meus votos através da crisma , eu sou feliz .
Edjane Farias
27/04/2011 às 13:41
Quando eu for passar minhas Férias em Moreno , irei pessoalmente dar um Forte abraço no Monsenhor Mauricío Diniz e levarei o meu fliho que ele próprio abençou em meu ventre a quem eu dei o nome de Pedro Miguel , e mostrar como é linda minha familía.
Edjane Farias
27/04/2011 às 13:44
Vamos viver o amor que o próprio Cristo nos deixou , nos vamos procurar um alvo de critícas , vamos nos unir e nos dar mãos a favor do bem , Deus é amor .
....
28/04/2011 às 09:03
EDJANE, VC NÃO ESTA PRESENTE AQUI PRA VER DE PERTO A SITUAÇÃO DAS IGREJAS CATOLICAS DE MORENO, ESTAO TODAS S ACABANDO E A CULPA É DO PADRE MAURICIO QUE NAO SABE ADMINISTRAR.
Melissa
28/04/2011 às 22:31
Caro amigos a Cidade de Moreno está de Parabéns por eleger um Padre desse gabarito ao invés de vcs atirarem pedra contra essa pessoa digna,integra, justa, vcs deveriam apoia-lo, ficando do lado dele. Muito feio o que algumas pessoas estão fazendo contra.
12
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
i254n
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.