Moreno será sede do vicariato católico

Data: 13/04/2011 | Hora: 11:38 | Por: Leonardo Rodrigo


A Arquidiocese de Olinda e Recife criou um novo modelo de gestão administrativa nos mais de 4 mil quilômetros quadrados do território sob sua responsabilidade. Quatro microrregiões foram criadas, são elas: Recife, Vitória de Santo Antão, Olinda e Cabo de Santo Agostinho. Os chamados Vicariatos Episcopais foram anunciados pelo arcebispo dom Fernando Saburido e começarão a funcionar a partir de março. A ideia é que a fragmentação facilite a administração das 103 paróquias da Arquidiocese.

A nova configuração da Igreja particular de Olinda e Recife vai descentralizar o atendimento da Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, nas Graças, Zona Norte da Capital. Todo o serviço de documentação, como batistérios e prestação de contas das paróquias, por exemplo, poderão ser feitos na sede de um dos quatro Vicariatos. “Cada Vicariato terá uma espécie de minicúria, onde os fiéis e os padres daquela região poderão resolver suas pendências, sem precisar se deslocar para as Graças, no Recife. Para quem mora em Amaraji, por exemplo, é bem mais fácil ir ao Cabo de Santo Agostinho”, explicou o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Albérico Bezerra.

Além de facilitar o acesso e desburocratizar os serviços, outro ponto positivo apontado pelo religioso é a possibilidade de uma maior proximidade e interação entre as paróquias da mesma região. “Cada Vicariato terá um padre como vigário episcopal, ou seja, ela representará o arcebispo e poderá atender com mais rapidez as necessidades daquela Igreja”, disse o monsenhor. A divisão da Arquidiocese não afastará dom Fernando do seu rebanho, de acordo com monsenhor Albérico, o arcebispo fará visitas constantes aos Vicariatos. “Dom Fernando não estará ausente, pelo contrário, o novo formato o ajudará a administrar melhor”, garantiu.

Os cinco vigários episcopais formarão junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido. “Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou monsenhor Albérico.

Moreno será sede da região 4
O pároco de Moreno, Pe. Maurício Diniz, foi escolhido para assumir o Vicariato de Vitória de Santo Antão. Além de Vitória, ainda ficará sob sua responsabilidade as paróquias dos municípios de Moreno, Pombos e de Jussaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. A posse acontece nesta quarta (13) na Igreja Matriz Imaculada Conceição em Moreno, às 19 horas.

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

Robson Soares da Silva
15/04/2011 às 21:46
3 pontinhos a questao nao é defender é ser justo.Primeiro vc é mais injusto que o acusado.Ele pelo menos é identificado e vc quem sabe é.Segundo pelo que vejo pra vc nao sabe nada de igreja.Principalmente eclesiologia.
Robson Soares da Silva
15/04/2011 às 21:50
Pedro primeiro é preciso que vc saiba diferencia fatos de argumentos.Segundo isso que vc cita nao é argumentos,mas fato.Pra ser fatos é preciso ter prova .Essa sua premissa é falsa.Logo vc nao tem credibilidade em falar.
Robson Soares da Silva
15/04/2011 às 21:56
SOS MORENO voce acusa as meninas de beatas.Voce é um ignorante.Beata vem de beatificação.Processo que reconhece alguem com grau de santidade.Se vc diz isso com as meninas para elas é um elogio.Obrigado pela tamanha ignorancia ou capacidade de ver santa.
Robson Soares da Silva
15/04/2011 às 22:08
Flávio,parabéns pela atitude de nao ficar no anonimato.Concordo que vivemos em uma democracia.Porém , lamento a sua atitude de viver como os doutores da lei diante aquela prostituta.Só saber jogar pedras.Democracia sim anarquia NAO.
Robson Soares da Silva
15/04/2011 às 22:38
Sim...sei que se me interessa saber realmente onde está o dinheiro da paróquia tenho o DIREITO de exigir a prestaçao de conta.É lei da Igreja.Voce sabia. Tenho certeza que nao.O padre nao pode negar.Tem que mostrar nota por nota. Vamos lá ver.FLÁVIO..KKK
SOS MORENO
16/04/2011 às 00:34
Meu caro Robson, vc. parece que sabe de tudo o único santo é jesus , lê um pouquinho a Biblia. Agora não sei porque vc. defende tanto o padre. ai tem!
Robson Soares da Silva
16/04/2011 às 09:50
Meu,nobre ,obrigado por dar essa sugestao em ler a Palavra.Para conhece-la menhor é que faço o curso de bíblia a partir de uma exegetica,conhecer a biblia a partir do grego e hebraico e hemeneutica podenso assim interpreta-la de acordo com o texto origi
Robson Soares da Silva
16/04/2011 às 09:56
Se ser coerente é ser defensor...dar pra ver que seu conceito de defesa precisa ser revisado...Outra meu caro por nao saber dialogar vc tenta induzir a outras interpretações.Sim a Unicap esta abrindo vagas pra quem quer fazer curso de biblia.Vamos la...
Leo
16/04/2011 às 10:18
Moreno, ou seja lá quem for:
O problema de Moreno, ou melhor dizendo, as mazelas de Moreno estão principalmente naqueles que podem fazer algo, como cobrar, fiscalizar, exigir e até dá sugestão para aqueles que elegemos como nossos representantes.
Leo
16/04/2011 às 10:22
Observo que temos muitas palavras, muitas acusações e nada de concreto. Como o espaço e aberto para um discussão responsável, peço que todos usem o espaço com responsabilidade, senão terei que moderar alguns comentários.
Grato.
5
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
0u6pf
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.