Eleições 2012: mudança ética deve partir dos eleitores

Data: 30/01/2012 | Hora: 23:19 | Por: Paulo César - Blog A Centelha


Sempre acompanho o blog de Paulo César, mas o texto abaixo achei interessante compartilhar com os internautas aqui do site. Espero que ele não se importe com a reprodução.

Em todas as eleições de Moreno (PE) fala-se muito em ética. Nas ruas e em todos os lugares há um questionamento se essa ou aquela atitude foi verdadeiramente ética.

Mas até que ponto é possível classificar alguém como “ético” ou não? As pessoas sabem o que é ética? Será que nossos candidatos a prefeito em 2012 são éticos?

A palavra ética vem do grego “ethos”, que significa o modo de ser, o caráter de cada indivíduo. Os romanos classificam como costume, hábito. Para eles, ninguém nasce sabendo ser “ético”. É um comportamento adquirido por meio do convívio com outras pessoas.

Quando se discute falta de ética, uma das primeiras imagens que vem à cabeça da maioria da população é a de um político. Isso porque as denúncias de corrupção e desvios de dinheiro em benefício próprio, vêm sendo mostradas e denunciadas cda vez mais pelo próprio Ministério Público, como já aconteceu várias vezes aqui em Moreno.

Vemos políticos que utilizam da posição de poder para favorecimento próprio e do seu grupo. Também vemos parlamentar que trocam várias vezes de partido. Isso são exemplos de falta de ética.

As causas dessa situação está no eleitor. A pessoa tem que escolher o candidato e cobrar depois. Não basta só exercer o direito, ela tem que exigir uma postura do representante, pois a falta de ética existe em todas as profissões.

Não podemos generalizar. Também existem políticos éticos. Mas o fato de se difundir a idéia de que todos os políticos são iguais, acaba protegendo quem é corrupto porque não há uma diferenciação.

A falta de ética é mais marcante na política porque há uma disputa entre interesses individuais e coletivos. O dinheiro que deveria ser utilizado a favor da população acaba indo, muitas vezes, para o bolso do político.

Se um grupo tem muito poder e abusa das facilidades que ele proporciona, a tendência é começar a defender interesses particulares. A questão da ética merece muitas discussões no mundo atual. Se todo mundo agisse corretamente, as pessoas não precisariam ficar discutindo o que é certo e o que é errado.

A sociedade precisa construir uma noção do que é o bem para todos e educar as pessoas para viver isso. A banalização da ética no meio político traz conseqüências graves para os eleitores. Muitas pessoas até deixam de votar porque acham que todos os políticos são corruptos.

A democracia precisa do voto. Afinal, vence a maioria. Se o eleitor não vota ou vota nulo, ele deixa o outro escolher e, o outro, às vezes, pode escolher mal. As pessoas pensam: "já que ninguém presta, vou acabar votando em quem me paga mais". Surge uma relação de troca baseada no individualismo.

O que fica notável é que muitos anos se passam, e a imagem dos políticos pouco se altera. Essa questão está relacionada à conduta individual do político. É preciso que esse parlamentar saiba o que deve fazer com o dinheiro público.

Além disso, é importante que se estreitem os mecanismos de controle e que haja tranparência para que os culpados sejam punidos. A mudança tem que partir dos eleitores. Temos que nos informar o máximo possível sobre o candidato. Sem informação, a população pode ser facilmente manipulada.

Link: http://acentelha-morenope.blogspot.com/

Fotos relacionadas
Para visualizar, clique na imagem abaixo.
Comentários sobre o texto
Os comentários abaixo não expressam necessariamente a opinião do leoecia.com

João Barreto
31/01/2012 às 08:29
Pergunto é ético ver colegas de repartição pública prevaricar, práticar corrupção ativa e não combrar uma investigação administrativa e penal? É ético ou só na classe política? Transparência não é só na política e sim, também na polícia.
João Barreto
31/01/2012 às 08:30
Omissão tmabém não é ético. Omissão também é crime.
Manoel Santos
31/01/2012 às 12:32
Pois é meu amigo Paulo Cesar, a palavra ètica é muito bonita e o seu significado muito mais, no entanto a corrupção neste país não está mais neste ou naquele segmento da sociedade, ela avançou e continua avançando de uma maneira tal, que podemos até....
Manoel Santos
31/01/2012 às 12:39
que ela está no DNA das pessoas (infelizmente), dessa forma o que precisa realmente mudar, são as leis e as punições que são muito brandas, principalmente principalmente quando se tenha influencia política, pois já estamos cansados de assistir....
Manoel Santos
31/01/2012 às 12:46
de assistir semanalmente nos noticiários televisivos, a polícia federal prender quadrilhas e mais quadrilhas de corruptos em diversos estados e cidades do nosso país, por corrupção política e no dia seguinte, tomarmos conhecimento da soltura....
Manoel Santos
31/01/2012 às 12:53
Dessas mesmas pessoas,legitimamente defendidas e declaradas inocentes pela Lei e/ou pela brechas da Lei.
ANDRÉIA SILVA
02/02/2012 às 16:51
PAULO CÉSAR AGORA VEM COM UM MOTÃO DE BESTEIRA, VCS SABEM PQ ELE NÃO GOSTA DE EDVARD? PQ EDVARD NÃO DEU A ELE UM CC, ELE QUERIA SER O DIRETOR DO PREVUPE, COMO EDVARD NÃO DEU, ELE ROMPEU. VCS LEMBRAM QUE ELE FOI CANDIDATO A VEREADOR NO PALANQUE DE EDVARD?
WILL
05/02/2012 às 16:35
Edward não é aquele gestor que ele pregou q seria lah no palanque....lamento pela provincia de Moreno...vcs que escolheram-no que paguem o preço...
João Barreto
08/02/2012 às 09:11
Gente será ético ter emprego de professor no Estado sem concurso, mas indicado por deputado estadual(de corrente política contraria)? Sim, até a esposa entrou num trem da alegria, sem concurso? E obter transferencia por favor de Inocêncio Oliveira?
Elmir Fernandes
12/03/2012 às 09:55
Existem sim pessoas com etíca, em varios segmentos da sociedade, mais posso lhe garantir que são muito poucas pessoas.
1
Faça seu comentário
Atenção fique atento as normas para postagem de comentários:
- Este espaço é para o livre debate única e exclusivamente sobre o assunto abordado no texto.
- Qualquer comentário que seja ofensivo, ou tenha termos pejorativos relação a uma pessoa ou instituição, que notadamente o endereço de e-mail informado durante a postagem não seja de servidor válido ou que o comentário esteja fora do contexto da abordagem, poderá ser vetado pelo responsável do site.
- Os endereços de e-mails que não estejam cadastrados no nosso sistema estarão sujeitos a avaliação de seu conteúdo.
- Para os e-mails cadastrados no site, também estão sujeitos aos itens acima mencionados.
- O uso de vários por uma mesma pessoas em várias postagens numa mesma sessão, também estará sujeita ao veto.
- Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você estará concordando e ciente dos termos acima.
Nome:
E-mail:
Comentário:
Código:
9lihu
Repita o código acima:
Contador:
Leonardo Rodrigo, leoecia.com - 1998/2014. © Todos os direitos reservados.